Umuarama

Vigilância prepara arrastão contra a dengue na região do Parque Danielle, em Umuarama

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental acaba de realizar o 1º Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2023 e, diante de um resultado alarmante de 16,7 pontos, a região do Parque Danielle – que compreende principalmente quatro bairros – vai passar por um ‘arrastão contra a dengue’, programada para o próximo dia 26.

Moradores dos bairros Parque Vitória Régia, Jardim Alto da Boa Vista, Parque San Remo II e o Parque Danielle devem separar todos os tipos de materiais que possam acumular água e colocar na calçada em frente a suas residências entre os dias 23 e 25 de janeiro, conforme recomenda Renata Luzia Ferreira, coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental.

“Na quinta-feira, dia 26, os caminhões da Prefeitura vão passar recolhendo tudo. Reforçamos o pedido aos moradores para que descartem os objetos em suas calçadas – e não nos canteiros centrais das avenidas”, indica.

A operação arrastão terá sua ação no perímetro que vai desde a avenida Paulina Fontana, que é a marginal da PR-489 (saída para Xambrê) até a rua Angela Pereira da Cruz Ribeiro, e entre a avenida Dr. Angelo Moreira da Fonseca até a rua João Maria Daniel.

“Essa área pertence à unida básica de saúde Vitória Régia, também chamada de setor Parque Danielle. São 24 quarteirões onde estimamos existir 955 imóveis. É fundamental que todos participem desse mutirão: a dengue é uma doença grave e o mosquito se reproduz até em uma simples tampinha de refrigerante que contenha água”, alerta a coordenadora.

Sandra Pinheiro, diretora de Vigilância em Saúde, relata que o Índice de Infestação Predial (IIP) – que é a porcentagem de imóveis com a presença de Aedes aegypti – deve ser inferior a 1%, que indica baixo risco.

“Entre 1% e 3,9% já é considerado médio risco e superior a 4% estamos em alto risco. Segundo o último levantamento, o índice geral em Umuarama ficou em 1,6%, sendo que o Parque Danielle registrou 16,7%, ou seja, que de 100 imóveis visitados, quase 17 tinham ao menos um foco do mosquito”, detalha.

Outras localidades com alto risco de contaminação foram a região da Igreja São Paulo (Guarani/Anchieta) com 10%, o Parque Cidade Jardim com 6,8%, a região da Escola Malba Tahan com 6,5%, o Ouro Branco com 6,1%, a Zona 3 com 5,3%, a Zona 2 com 4,5%, os bairros Dom Pedro I e II com 4,4% e o Parque Castelo Branco com 4,1%.

Serviço: Arrastão Contra a Dengue

Local: Região do Parque Danielle – Descarte de materiais na calçada: entre 23 e 25 de janeiro – Retirada dos entulhos: 26 de janeiro (quinta-feira).

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais