Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

CastraPet tem mais 50 vagas para cadastro de reserva em Umuarama

Cada edição do CastraPet Paraná (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos) é um sucesso: todas as vagas disponibilizadas […]

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria
CastraPet tem mais 50 vagas para cadastro de reserva em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 12 de janeiro de 2023 às 07h21 - Modificado em 12 de janeiro de 2023 às 07h21
Cupom Local
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus
Porto Camargo
9 Espetaria

Cada edição do CastraPet Paraná (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos) é um sucesso: todas as vagas disponibilizadas são rapidamente preenchidas. Para se ter uma ideia, nesta quarta-feira (11) cerca de 300 pessoas procuraram a Prefeitura de Umuarama para se candidatarem – a primeira da fila chegou às 5h30.

Agora a Secretaria de Meio Ambiente acaba de abrir mais 50 vagas para o cadastro de reserva, já que neste ano foram disponibilizadas 215 cirurgias.

A chefe da Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, esclarece que só podem participar do CastraPet as famílias que possuam o CadÚnico, ou seja, que estejam em condições de vulnerabilidade.

 “Para fazer o cadastro é preciso apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência, mas sem o CadÚnico nem conseguimos acessar o sistema, que é gerenciado pela Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo”, explica.

Já o secretário de Meio Ambiente, Rubens Sampaio, detalha que o programa faz parte do Saúde Única, que busca o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses nos municípios paranaenses.

“Quando faz o cadastro, os donos de animais [tutores] recebem um termo contendo orientações de pré e pós-operatórias, que deve ser seguido à risca. Caso seja identificado que houve o descumprimento dessas regras, normas e orientações, o animal poderá ser reprovado na avaliação clínica e terá o procedimento cancelado, por isso abrimos vagas para fazer um cadastro de reservas”, indica.

O CastraPet será no dia 16 de fevereiro, quinta-feira, na Escola Municipal Souza Naves, que fica na região da Praça Sete de Setembro.

“Os interessados em levar seus animaizinhos para serem castrados, devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente. O programa utiliza uma Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES) para a castração dos animais, que pode ser feita a partir dos quatro meses e até oito anos de vida, no máximo, para ambos os sexos”, finaliza.

OBemdito com Assessoria

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo