Foto: Assessoria PMU
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon de Umuarama) está alertando os consumidores a ficarem atentos sobre variações nos preços dos combustíveis decorrentes da isenção da tributação federal, que terminou em 31 de dezembro de 2022 e foi retomada dias depois pela Medida Provisória 1.157/23, de 2 de janeiro de 2023.
O Procon estadual apurou que diversos postos do Paraná anteciparam um aumento de preços prevendo o fim do decreto presidencial que suspendia a cobrança dos impostos nos combustíveis, com relação principalmente aos tributos de PIS e Confins.
A dispensa da cobrança expirou em 31/12, porém, em 02/01 o governo federal publicou a Medida Provisória 1.157/23 prorrogando a isenção de impostos para a gasolina e o etanol até 28 de fevereiro; diesel, biodiesel, gás natural e gás de cozinha permanecem isentos de tributos federais até o fim deste ano 2023.
“Somente os impostos cobrados no dia 01/01 são legitimamente devidos, pois já no dia 02/01 a suspensão da cobrança foi reestabelecida”, explicou o secretário e coordenador do Procon Municipal, Deybson Bitencourt Barbosa.
Com relação ao ICMS (Imposto sobre a Comercialização de Mercadorias e Serviços, de competência estadual) não haverá aumento de tarifa em razão da lei 21.308/2022, publicada pelo governo do Estado em 13/12/2022, que mantém de forma permanente a redução da alíquota do tributo sobre os combustíveis em 18%.
“Esta lei entrará em vigor 90 dias após o início do exercício atual, entretanto, seus efeitos são retroativos a 23/06/2022”, acrescentou o secretário de Defesa do Consumidor de Umuarama.
O Procon alerta que o aumento dos combustíveis com base na incidência desses impostos, a contar de 02/01, “é uma prática abusiva e o consumidor tem o direito ao ressarcimento da diferença de preços, pelo imposto pago indevidamente”. Já os impostos pagos durante abastecimentos realizados no dia 01/01 são devidos.
Deybson Bitencourt informa que o Procon adotará medidas para apurar o aumento injustificado de preços, “o que pode resultar em multa para o estabelecimento comercial e direito de ressarcimento para o consumidor”.
O Procon Municipal programa realizar fiscalizações a partir da próxima semana. O secretário lembra que o uso do aplicativo “Menor Preço”, do programa Nota Paraná, também pode ser um aliado do consumidor.
“A ferramenta auxilia da pesquisa de preços e pode resultar em economia no bolso, ajudando o consumidor a encontrar os menores preços cobrados pelos combustíveis na sua região”, completo.
Obemdito com Assessoria
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais