Umuarama

Procon de Umuarama alerta consumidores sobre regras de cobranças de impostos nos combustíveis

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon de Umuarama) está alertando os consumidores a ficarem atentos sobre variações nos preços dos combustíveis decorrentes da isenção da tributação federal, que terminou em 31 de dezembro de 2022 e foi retomada dias depois pela Medida Provisória 1.157/23, de 2 de janeiro de 2023.

O Procon estadual apurou que diversos postos do Paraná anteciparam um aumento de preços prevendo o fim do decreto presidencial que suspendia a cobrança dos impostos nos combustíveis, com relação principalmente aos tributos de PIS e Confins.

A dispensa da cobrança expirou em 31/12, porém, em 02/01 o governo federal publicou a Medida Provisória 1.157/23 prorrogando a isenção de impostos para a gasolina e o etanol até 28 de fevereiro; diesel, biodiesel, gás natural e gás de cozinha permanecem isentos de tributos federais até o fim deste ano 2023.

“Somente os impostos cobrados no dia 01/01 são legitimamente devidos, pois já no dia 02/01 a suspensão da cobrança foi reestabelecida”, explicou o secretário e coordenador do Procon Municipal, Deybson Bitencourt Barbosa.

Com relação ao ICMS (Imposto sobre a Comercialização de Mercadorias e Serviços, de competência estadual) não haverá aumento de tarifa em razão da lei 21.308/2022, publicada pelo governo do Estado em 13/12/2022, que mantém de forma permanente a redução da alíquota do tributo sobre os combustíveis em 18%.

“Esta lei entrará em vigor 90 dias após o início do exercício atual, entretanto, seus efeitos são retroativos a 23/06/2022”, acrescentou o secretário de Defesa do Consumidor de Umuarama.

O Procon alerta que o aumento dos combustíveis com base na incidência desses impostos, a contar de 02/01, “é uma prática abusiva e o consumidor tem o direito ao ressarcimento da diferença de preços, pelo imposto pago indevidamente”. Já os impostos pagos durante abastecimentos realizados no dia 01/01 são devidos.

Deybson Bitencourt informa que o Procon adotará medidas para apurar o aumento injustificado de preços, “o que pode resultar em multa para o estabelecimento comercial e direito de ressarcimento para o consumidor”.


O Procon Municipal programa realizar fiscalizações a partir da próxima semana. O secretário lembra que o uso do aplicativo “Menor Preço”, do programa Nota Paraná, também pode ser um aliado do consumidor.

“A ferramenta auxilia da pesquisa de preços e pode resultar em economia no bolso, ajudando o consumidor a encontrar os menores preços cobrados pelos combustíveis na sua região”, completo.

Obemdito com Assessoria

Redação

Recent Posts

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

2 minutos ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

12 minutos ago

PRF apreende 40 quilos de drogas em menos de 24 horas na BR-487, em Alto Paraíso

Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…

31 minutos ago

Expo Umuarama 2026 amplia estilo musical e anuncia sete atrações nacionais

Neste ano a programação não será exclusivamente sertaneja

1 hora ago

Natal Encantado leva shows nacionais e atrações culturais para Ivaté

Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.

1 hora ago

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais