Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Estelionatários usam nome da Secretaria de Saúde de Umuarama para aplicar golpes na cidade

Os alvos são, em sua maioria, estabelecimentos que vendem comida pelo sistema delivery

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Estelionatários usam nome da Secretaria de Saúde de Umuarama para aplicar golpes na cidade
Redação - OBemdito
Publicado em 31 de dezembro de 2022 às 11h00 - Modificado em 31 de dezembro de 2022 às 17h00
Atlanta Pneus
Cupom Local
Gastro Umuarama
Porto Camargo
9 Espetaria

Nem profissionais da Secretaria de Saúde tampouco da Vigilância Sanitária de Umuarama entram em contato com empresas para alertar, notificar e muito menos para solicitar dados de contas bancárias.

O alerta é feito pelo secretário Herison Cleik da Silva Lima, que tem recebido dezenas de denúncias de que ‘fiscais’ estariam aplicando golpes por telefone em empresários locais.

Os alvos são, em sua maioria, estabelecimentos que vendem comida pelo sistema delivery (que recebem pedidos por telefone e WhatsApp e realizam entregas por meio de motoboys, por exemplo) como pizzarias, lanchonetes e restaurantes de comida chinesa.

“Em um dos casos, a pizzaria teve o WhatsApp raqueado [invadido] e os clientes faziam os pedidos e pagavam com pix, que, claro, ia para a conta dos golpistas. O empresário registrou boletim de ocorrência (BO), que é uma das recomendações básicas que fazemos”, disse o secretário.

Porém, em outros casos, como detalha Herison Lima, os golpistas – dizendo ser da Secretaria Municipal de Saúde – estão ligando para as empresas dizendo que ‘receberam denúncias de que elas não estariam fornecendo álcool gel para os clientes’.

“Os golpistas enviam, via WhatsApp, por SMS ou até por e-mail, um protocolo falso, onde solicitam ao empresário que enviem ou digitem um possível ‘código de liberação’. E é neste momento que conseguem invadir o sistema da empresa”, detalha.

A questão no aumento no número de casos de covid na cidade é também utilizada pelos golpistas, afirmando que a Secretaria de Saúde voltou a exigir ‘cuidados especiais’ por parte dos empresários que comercializam alimentos.

“É evidente que cuidados para evitar a transmissão do vírus da covid devem ser tomados, a todo momento, mas é importante que os empresários tenham consciência de que a Secretaria de Saúde, a Vigilância ou qualquer outro órgão de fiscalização da administração municipal não entra em contato por telefone e muito menos por WhatsApp”, pontua o secretário.

E segue: “Todos os processos de fiscalização, instrução e notificação, quando necessários, são feitos com visitas pessoais”, garante, acrescentando que o ideal é que empresas e empresários denunciem fatos assim, inclusive buscando apoio na 7ª Subdivisão Policial, registrando BO e, desta forma, oferecendo elementos para que a divisão de crimes cibernéticos possa tentar identificar e punir os criminosos.

Estabelecimentos em saúde

No final de novembro, assim que os casos de covid passaram a registrar um aumento fora do comum, o prefeito Hermes Pimentel publicou o Decreto 367/2022, estabelecendo novas medidas para a contenção da circulação do coronavírus, incluindo a volta do uso da máscara facial, porém, a determinação aplica-se apenas a estabelecimentos de saúde.

A recomendação obriga o uso desse equipamento de proteção em unidades de saúde, farmácias, clínicas, laboratórios ou no Pronto Atendimento (PA).

“São lugares de grande aglomeração pública, muitas vezes a pessoa já chega tossindo, espirrando, com coriza, que podem ser sintomas de covid, e mesmo assim se recusam a usar máscara, então por isso é correto que os profissionais cumpram o que diz o decreto e exijam que esse paciente se proteja e proteja as outras pessoas”, comentou. (Veja o decreto aqui).

OBemdito com Assessoria

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo