Foto: AEN
O serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, responsável pelas ações de prevenção, fiscalização e combate à dengue no município, divulgou o boletim semanal de acompanhamento da doença nesta sexta-feira, 23.
Foram confirmados dois novos casos, o que eleva para 64 o total acumulado desde 1º de agosto. Há ainda 104 suspeitas em investigação, aguardando resultado, e 567 foram descartadas do total de 735 notificações registradas no mesmo período.
Conforme o relatório, há pessoas contaminadas pela dengue em 43 localidades da sede e nos distritos de Lovat e Roberto Silveira. As regiões do Conjunto Ouro Branco e do Jardim São Cristóvão permanecem em estado de alerta, devido à incidência de casos – os bairros próximos às UBS Guarani/Anchieta e Vitória Régia também apresentam volumes expressivos.
Desde agosto não houve casos graves da doença nem óbitos confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Por meio da Vigilância Ambiental, a Secretaria da Saúde divulgou um balanço do trabalho realizado ao longo do ano no combate à dengue. Houve várias ações integradas, envolvendo agentes de combate a endemias, estudantes de diversas instituições de ensino, Tiro de Guerra, agentes de saúde, fiscais de postura, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, secretarias municipais, equipes esportivas, Sesc, Senac, Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental.
“Tivemos o ‘Dia D’ de combate à dengue, ações de limpeza de rios, praças e bosques, terrenos baldios e orientações à população em diversas ocasiões. Nossos agentes realizaram 309.574 visitas a imóveis residenciais e comerciais e 2.199 pontos estratégicos. Realizamos 6.924 tratamentos de imóveis com inseticida e foram eliminados 267.746 possíveis focos de reprodução do mosquito transmissor da doença”, informou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Ferreira.
Durante as vistorias realizadas nos imóveis, os agentes recolheram 2.366 pneus velhos e coletaram 2.370 tubitos com larvas de mosquito enviadas para análise, a fim de identificar a presença do Aedes aegypti.
LEVANTAMENTO
Ao longo do ano as equipes realizaram, ainda, seis levantamentos de índice rápido para infestação pelo mosquito da dengue (o chamado Liraa), que dimensionaram a evolução das infestações. Em janeiro 0,7% dos imóveis visitados apresentaram larvas. O número aumentou para 2,8% em março e recuou para 2,3% em maio, ambos acima do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de até 1%.
Com o trabalho de enfrentamento intensificado pelos agentes de combate a endemias, as ações integradas e o programa Bairro Limpo, que atendeu diversas localidades com uma série de serviços públicos – incluindo a coleta de entulhos e materiais recicláveis –, o índice de infestação predial baixou para 0,7% em junho e para 0,3% em agosto, registrando uma pequena elevação no último levantamento em novembro, quando fechou em 0,8%.
A Sesa também divulgou nesta semana o último boletim epidemiológico de 2022. O Paraná registrou 126 novos casos de dengue e mais 2.190 notificações em relação à semana anterior. Desde o início do período sazonal de 2022, o Estado soma três mortes, 2.002 casos confirmados, 6.024 em investigação e 28.279 notificações. Dos 348 municípios com notificações, 191 tiveram casos confirmados.
“Todos devem seguir as medidas conhecidas, como remoção de água parada e destinação correta de resíduos. Profissionais de saúde e a população precisam estar atentos aos sintomas da doença, como febre, dores no corpo, dores de cabeça, dor no fundo do olho, entre outros, e procurar atenção médica”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais