Umuarama

Secretária de Saúde promove vacinação contra a Covid nesta sexta e sábado em Umuarama

A ampla vacinação da população é a forma mais eficiente de parar os altos índices de contaminação e mortes causadas pelo coronavírus. O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, alerta para o aumento no número de casos na cidade e para a necessidade de se completar o ciclo (ou esquema) vacinal, composto por quatro doses.

A Secretaria de Saúde vai disponibilizar vacinas nesta sexta-feira (16) para crianças e adolescentes (de 3 a 11 anos) na UBS Centro de Saúde Escola (Unipar sede) e para todas as pessoas com idade acima de 12 anos em todas as outras unidades de saúde da cidade, sempre das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h30.

“Teremos doses 1, 2, 3 e 4 e as pessoas precisam observar as datas registradas em suas carteirinhas de vacinação. É preciso também levar documentos pessoais e, no caso de menores, é preciso apresentar documentos tanto das crianças quanto dos pais ou responsáveis”, indica.

O secretário alerta que, além de colocar a vida em risco, quem deixa de se vacinar corre o risco de enfrentar inúmeras sequelas. “É mais do que comprovado que quem toma as vacinas corretamente tende a ter uma infecção mais branda ou até assintomática, por isso, quanto mais atingirmos uma ampla cobertura vacinal, menos casos graves, internações e óbitos”, garante.

Para oferecer ainda mais oportunidades para que a população possa se imunizar, a Secretaria de Saúde também ofertará vacinas contra covid no sábado (17). “Vamos montar um ponto de vacinação na Praça Arthur Thomas, das 8h30 às 11h30, com doses 1, 2, 3 e 4 para todas as pessoas com idade acima de 12 anos. O cronograma completo pode ser acessado no site da Prefeitura, no endereço www.umuarama.pr.gov.br.

Na faixa etária acima de 60 anos, o imunizante protege em mais de 90% contra hospitalizações e mortes pela covid-19. “Outro ponto de extrema relevância sobre a necessidade de tomar todas as doses da vacina é que a proteção oferecida pelo imunizante é sempre melhor do que a gerada pela infecção natural. Embora a vacina não proteja contra a contaminação, o vírus circula em menor quantidade e replica menos em pessoas imunizadas”, sustenta Herison Lima.

OBemdito com Assessoria

Redação

Recent Posts

Inscrições do concurso do Samu Oeste começam nesta sexta-feira

Edital oferece mais de 100 vagas imediatas e cadastro de reserva para unidades do Samu…

1 minuto ago

Bombeiros resgatam homem que subiu duas vezes em torre de 50 metros em Umuarama

Homem foi retirado pela segunda vez de torre de telefonia na Rua Paranapanema

14 minutos ago

Celta com 160 kg de drogas é apreendido durante operação em Rondon

Motorista conseguiu fugir por uma área de pastagem

26 minutos ago

PRF apreende mais de 2,5 toneladas de maconha escondidas em carga de milho

Motorista foi preso em Guaíra após agentes localizarem 2.590 quilos da droga; carreta seguia para…

43 minutos ago

Prefeitura de Goioerê antecipa folha de pagamento de dezembro

PMG também confirmou pagamento da segunda parcela do 13º salário

1 hora ago

Ceebja inicia matrículas para Ensino Fundamental e Médio com formatos presencial e flexível

Matrículas seguem até 19 de dezembro; ensino atende estudantes a partir de 15 anos

1 hora ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais