Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Sessão ordinária da Câmara terá publicação de pedido de cassação e protesto da população

O pedido tem por finalidade barrar uma possível volta de Pozzobom à Prefeitura

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Sessão ordinária da Câmara terá publicação de pedido de cassação e protesto da população
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 12 de dezembro de 2022 às 18h32 - Modificado em 12 de dezembro de 2022 às 20h45
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

A Câmara de Vereadores de Umuarama dará publicidade nesta segunda-feira (12) ao novo pedido de cassação do prefeito afastado, Celso Pozzobom (PSD). Pozzobom, que havia sido cassado em fevereiro deste ano, teve parte de seus direitos políticos restituídos a partir de uma liminar da desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Apesar de não constar na pauta da sessão extraordinária desta segunda, o pedido será publicado na ordem do dia. Após a publicação, os vereadores receberão uma cópia do documento.

O novo pedido de cassação de Pozzobom foi protocolado pelo ex-prefeito Jorge Viera, na condição de cidadão, na última sexta-feira (9), e é baseado denúncia feita pelo Ministério Público Estadual (MP-PR), por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O pedido tem por finalidade barrar uma possível volta de Pozzobom à Prefeitura, se recursos  da defesa, que estão em andamento, forem deferidos.

Na sessão, a última deste ano, antes do recesso parlamentar, que inicia na próxima quinta-feira (15), além da publicação do pedido de cassação, também serão discutidos quatro Projetos de Lei, um Projeto de Decreto Legislativo, além da eleição da Comissão Representativa, que ficará responsável pela Casa, no recesso parlamentar.

Dentre os Projetos, destaque para o PL 101/2022 que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício de 2023. A Lei Orçamentária Anual (LOA), entrará em primeira discussão e votação e precisa ser aprovada até o final deste ano. Segundo a Assessoria da Casa, uma sessão extraordinária deverá ser realizada para aprovar o PL em segunda votação.

Durante a sessão também está previsto um protesto de um grupo de pessoas que já esteve no Legislativo em outras oportunidades realizando manifestações contrárias a projetos aprovados recentemente.

Eles pedem que os parlamentares revejam a aprovação do Projeto de Lei que aumentou de 10 para 17 as cadeiras da Câmara 2025 e, também, o PL que reajustou os salários dos vereadores, do prefeito e do vice.

A sessão acontece as 19h30 e pode ser acompanhada na página da Câmara no endereço eletrônico https://www.cmu.pr.gov.br ou ainda através do facebook.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.