Umuarama

Estudantes da rede municipal conhecem a rotina do aterro sanitário de Umuarama

Um grupo de 20 alunos do 4º ano fundamental da Escola Municipal Jardim União visitou o aterro sanitário municipal na tarde de quinta-feira, 9, para uma atividade extraclasse de educação ambiental. Conduzidos pela chefe de divisão responsável, Rafaela Moreira, os estudantes conheceram cada parte do aterro e todo o processo de destinação dos resíduos produzidos pela população, desde a coleta, separação de recicláveis, transporte e depósito nas células de armazenamento para decomposição.

O local recebe diariamente várias toneladas dos mais diversos resíduos. O material reciclável é entregue na sede da Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Umuarama (Cooperuma), que funciona dentro do aterro. Lá é feita a separação (papel, plástico, vidro, metais, etc.), a compactação em blocos e a comercialização para a indústria da reciclagem. Os lucros da venda sustentam dezenas de famílias. O trabalho ajuda a preservar o ambiente e a aumentar a vida útil do aterro.

Resíduos de poda e corte de árvore também são armazenados após a trituração, em uma área específica do aterro, para posterior reaproveitamento em forma de compostagem, distribuída gratuitamente para pequenos produtores rurais e horticultores. Entulho de materiais provenientes da construção civil também são encaminhados ao aterro, onde funciona uma usina de processamento (britagem) que transforma os resíduos em cascalho e brita, para utilização em estradas rurais do município.

Já os materiais orgânicos (lixo doméstico) são direcionados para as células de armazenamento, onde são depositados em camadas e recebem o tratamento ambientalmente adequado. Há ainda um espaço para resíduos considerados volumosos, como guarda-roupas, cômodas, sofás e colchões, dentre outros.

“Estes materiais devem ser encaminhados desmontados e separados a madeira das ferragens. Todos os materiais devem estar separados pois cada qual possui uma destinação”, explica Rafaela Moreira. Ela lembra que não é cobrada nenhuma taxa para realizar o descarte. O aterro sanitário recebe periodicamente grupos de estudantes das mais variadas faixas etárias e níveis educacionais. As visitam devem ser agendadas na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

14 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

15 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

15 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

17 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

19 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

20 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais