Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Umuarama: Família comemora aniversário de 100 anos do pioneiro Pedro Alves Salomé

O morador teve a oportunidade de acompanhar a transformação da Capital da Amizade no que ela é hoje

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Umuarama: Família comemora aniversário de 100 anos do pioneiro Pedro Alves Salomé
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 26 de novembro de 2022 às 11h56 - Modificado em 26 de novembro de 2022 às 14h20
Gastro Umuarama

O umuaramense Pedro Alves Salomé estará completando, no dia 9 de dezembro deste ano, seus 100 anos de idade. Como comemoração, a família do pioneiro da Capital da Amizade compartilhou com OBemdito um pouco sobre a história do idoso, que literalmente chegou na cidade quando ainda “era tudo mato”.

Nascido no dia 9 de dezembro de 1922, Pedro chegou ao Paraná em 1939 vindo da região de Diamantina, em Minas Gerais, quando tinha somente 17 anos de idade, buscando melhores condições de trabalho. Alguns anos depois ele conseguiu se estabelecer na Capital da Amizade, onde conheceu sua esposa, Iraci Nunes Salomé, com quem constituiu família.

Com Iraci, que faleceu em 2010, aos 78 anos, o seu Pedro teve 11 filhos, sendo 10 mulheres e um homem, que também já é falecido. Além deles, o casal teve 10 netos e 10 bisnetos.

Ele, que atualmente reside, acompanhado da filha Rita, na rua Joana D’Arc, no bairro San Marino, já viveu ao lado da esposa também em outros conhecidos locais de Umuarama, como na rua São Luiz, próximo ao Bosque Uirapuru, e até na avenida Presidente Castelo Branco – uma das avenidas principais da cidade.

Os olhos do trabalhador tiveram a oportunidade de acompanhar a longa evolução do nosso “Lugar Alto e Ensolarado”, que mudou política e geograficamente desde a chegada do fundador. Quando pisou os pés no solo arenoso de Umuarama, o local ainda era um patrimônio pertencente à Cruzeiro do Oeste. Foi somente em 1960, quando Pedro já era adulto, com 32 anos, que ocorreu o desmembramento e o território foi reconhecido como município emancipado.

Pedro é tão determinado a prosseguir com sua história que nem mesmo ter contraído Covid lhe impediu. A doença infelizmente deixou o idoso durante algum tempo na cadeira de rodas e em uma situação bastante debilitada, porém ele ainda segue firme e forte ao lado da família.

As filhas de Pedro disseram que, antes, os passatempos preferidos do morador eram tocar seu cavaquinho para divertir os filhos, e também ir regularmente à igreja, onde ele inclusive cantava na banda, não faltando um dia sequer, faça chuva ou faça sol, quando a saúde permitia.

Hoje, mais tranquilo e beirando o centenário, Pedro se reserva a descansar bastante e observar a bela e trabalhadora família que construiu. Porém suas filhas ainda se lembram das saudosas histórias que o mineiro contava sobre quando chegou em Umuarama, como as da imponente e conhecida avenida Paraná, que na juventude de Pedro era somente um caminho aberto, feita de terra, onde ele atravessava para fazer entregas diárias de leite onde atualmente fica a Lojas Pernambucanas.

Como celebração ao aniversário, a família vai fazer um jantar em homenagem ao pioneiro no salão da Assembleia de Deus do bairro 1º de Maio para a família e membros da congregação, que será realizado no dia 9 de novembro. De toda a equipe do OBemdito, um feliz aniversário ao morador e também um muito obrigado por ajudar a fundar a nossa tão maravilhosa e querida cidade.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.