Paraná

Comissão pede nomeação de aprovados em concurso para a Polícia Civil em 2020

Uma Comissão formada por aprovados no último concurso público da Polícia Civil do Paraná, realizado em 2020, está cobrando a nomeação dos investigadores e papiloscopistas que passaram no processo.

A Comissão formalizou recentemente um pedido a vários deputados estaduais para que as nomeações constem na Lei Orçamentária Anual (LOA) que está em discussão na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Segundo o presidente da Comissão, Wellington Gross, a previsão inicial de vagas era de 400, sendo 300 para investigadores, 50 delegados e 50 papiloscopistas, entretanto, o governo teria tirado 100 vagas de investigadores, restando apenas 200.

“Se chamassem todos os 1524 aprovados e excedentes, ainda restariam cargos vagos para investigadores e papiloscopistas”, afirma.

Segundo ele, atualmente o déficit é maior na área de investigação. “Mesmo após a convocação deste ano, o déficit é de 42% para investigadores”, detalha ao afirmar que recentemente a Comissão realizou um Estudo apontando a necessidade da contratação dos profissionais no Estado. (Confira abaixo).

Gross afirma que além dos deputados, tem buscado apoio da Secretaria de Segurança Pública e também da Casa Civil para mostrar ao governo a necessidade das nomeações. Segundo ele, o deputado Homero Marchese (Republicanos), propôs uma emenda sugerindo a contratação de um número maior do que o previsto.

“O Projeto Base da Loa prevê o chamamento de apenas 100 investigadores em 2023, o que deve ser feito através de suplementação de crédito. Queremos que o número seja maior”, afirma.

Ainda de acordo com Gross, agora a Comissão deverá aguardar a votação da Loa para então definir os próximos passos. “Vamos continuar o diálogo com o Governo, mas se não houver uma contração mais substancial deveremos expor a situação para a sociedade”, finaliza.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp), os aprovados no concurso de 2020 já foram nomeados para a realização do curso de formação que está em andamento.

Segundo a Secretária, serão chamados 150 delegados, 200 investigadores e 50 papiloscopistas. Além disso, foram chamados 24 escrivães que estão em curso de formação referente ao edital de 2018.

Ainda conforme a Sesp, a lotação específica se dará ao término do curso de formação dos 425 novos policiais civis, com data prevista para 23 de dezembro deste ano. “A previsão é que esses novos policiais iniciem as atividades a partir de janeiro de 2023”, afirma a Secretaria.

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

3 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

4 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

4 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

6 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

8 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais