Paraná

Comissão pede nomeação de aprovados em concurso para a Polícia Civil em 2020

Uma Comissão formada por aprovados no último concurso público da Polícia Civil do Paraná, realizado em 2020, está cobrando a nomeação dos investigadores e papiloscopistas que passaram no processo.

A Comissão formalizou recentemente um pedido a vários deputados estaduais para que as nomeações constem na Lei Orçamentária Anual (LOA) que está em discussão na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Segundo o presidente da Comissão, Wellington Gross, a previsão inicial de vagas era de 400, sendo 300 para investigadores, 50 delegados e 50 papiloscopistas, entretanto, o governo teria tirado 100 vagas de investigadores, restando apenas 200.

“Se chamassem todos os 1524 aprovados e excedentes, ainda restariam cargos vagos para investigadores e papiloscopistas”, afirma.

Segundo ele, atualmente o déficit é maior na área de investigação. “Mesmo após a convocação deste ano, o déficit é de 42% para investigadores”, detalha ao afirmar que recentemente a Comissão realizou um Estudo apontando a necessidade da contratação dos profissionais no Estado. (Confira abaixo).

Gross afirma que além dos deputados, tem buscado apoio da Secretaria de Segurança Pública e também da Casa Civil para mostrar ao governo a necessidade das nomeações. Segundo ele, o deputado Homero Marchese (Republicanos), propôs uma emenda sugerindo a contratação de um número maior do que o previsto.

“O Projeto Base da Loa prevê o chamamento de apenas 100 investigadores em 2023, o que deve ser feito através de suplementação de crédito. Queremos que o número seja maior”, afirma.

Ainda de acordo com Gross, agora a Comissão deverá aguardar a votação da Loa para então definir os próximos passos. “Vamos continuar o diálogo com o Governo, mas se não houver uma contração mais substancial deveremos expor a situação para a sociedade”, finaliza.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp), os aprovados no concurso de 2020 já foram nomeados para a realização do curso de formação que está em andamento.

Segundo a Secretária, serão chamados 150 delegados, 200 investigadores e 50 papiloscopistas. Além disso, foram chamados 24 escrivães que estão em curso de formação referente ao edital de 2018.

Ainda conforme a Sesp, a lotação específica se dará ao término do curso de formação dos 425 novos policiais civis, com data prevista para 23 de dezembro deste ano. “A previsão é que esses novos policiais iniciem as atividades a partir de janeiro de 2023”, afirma a Secretaria.

Redação

Recent Posts

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

16 minutos ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

31 minutos ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

52 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

1 hora ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

2 horas ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais