Foto: Danilo Martins/OBemdito

Paraná

Comissão pede nomeação de aprovados em concurso para a Polícia Civil em 2020

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Comissão pede nomeação de aprovados em concurso para a Polícia Civil em 2020
Redação
OBemdito
22 de novembro de 2022 13h00

Uma Comissão formada por aprovados no último concurso público da Polícia Civil do Paraná, realizado em 2020, está cobrando a nomeação dos investigadores e papiloscopistas que passaram no processo.

A Comissão formalizou recentemente um pedido a vários deputados estaduais para que as nomeações constem na Lei Orçamentária Anual (LOA) que está em discussão na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Segundo o presidente da Comissão, Wellington Gross, a previsão inicial de vagas era de 400, sendo 300 para investigadores, 50 delegados e 50 papiloscopistas, entretanto, o governo teria tirado 100 vagas de investigadores, restando apenas 200.

“Se chamassem todos os 1524 aprovados e excedentes, ainda restariam cargos vagos para investigadores e papiloscopistas”, afirma.

Segundo ele, atualmente o déficit é maior na área de investigação. “Mesmo após a convocação deste ano, o déficit é de 42% para investigadores”, detalha ao afirmar que recentemente a Comissão realizou um Estudo apontando a necessidade da contratação dos profissionais no Estado. (Confira abaixo).

Gross afirma que além dos deputados, tem buscado apoio da Secretaria de Segurança Pública e também da Casa Civil para mostrar ao governo a necessidade das nomeações. Segundo ele, o deputado Homero Marchese (Republicanos), propôs uma emenda sugerindo a contratação de um número maior do que o previsto.

“O Projeto Base da Loa prevê o chamamento de apenas 100 investigadores em 2023, o que deve ser feito através de suplementação de crédito. Queremos que o número seja maior”, afirma.

Ainda de acordo com Gross, agora a Comissão deverá aguardar a votação da Loa para então definir os próximos passos. “Vamos continuar o diálogo com o Governo, mas se não houver uma contração mais substancial deveremos expor a situação para a sociedade”, finaliza.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp), os aprovados no concurso de 2020 já foram nomeados para a realização do curso de formação que está em andamento.

Segundo a Secretária, serão chamados 150 delegados, 200 investigadores e 50 papiloscopistas. Além disso, foram chamados 24 escrivães que estão em curso de formação referente ao edital de 2018.

Ainda conforme a Sesp, a lotação específica se dará ao término do curso de formação dos 425 novos policiais civis, com data prevista para 23 de dezembro deste ano. “A previsão é que esses novos policiais iniciem as atividades a partir de janeiro de 2023”, afirma a Secretaria.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.