Umuarama

Autuações feitas pelo Procon são revertidas em 16 cadeiras de banho para o Lar Santa Faustina

Em Umuarama, empresas e instituições autuadas por ferir o Código de Defesa do Consumidor podem optar por transformar a multa em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), um instrumento legal que tem contribuído com diversas instituições beneficentes.

Nesta quinta-feira (3) foi a vez do Lar Santa Faustina ser contemplado com 16 cadeiras de banho, em trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama. Os equipamentos, fundamentais no atendimento aos idosos, foram adquiridos a um custo de R$ 3.800 e pagos por uma empresa da cidade, que assinou o instrumento legal proposto pelo Procon.

“Além de resolvermos uma situação que impede a continuidade de certas ilegalidades, instruindo e direcionando a empresa na reparação do dano ao consumidor, ela evita uma ação judicial. O melhor é que a produção dessa TAC beneficia diretamente as instituições beneficentes cadastradas pela pelo Procon neste projeto”, detalha o secretário Deybson Bitencourt.

Diversas entidades socioassistenciais têm sido atendidas com bens e serviços obtidos por meio de termos de ajustamento de conduta. A lista inclui alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, bebedouros e uma série de equipamentos, além de apadrinhamento de crianças em projeto esportivo, conforme projetos apresentados ao Procon Municipal.

“Auxiliar as entidades com recursos que ajudarão a melhorar a qualidade dos serviços prestados é algo que muito nos deixa felizes. São associações parceiras contribuem com as ações sociais do município”, comentou o prefeito Hermes Pimentel.

O Lar Santa Faustina (antigo Lar São Vicente de Paulo), fundado em 1968, é a administrado pelas Irmãs Servas Adoradoras da Misericórdia e presidido pela irmã Edith Veritas, oferecendo atendimento a 70 idosos em regime de internato.

Para poder administrar as ações de assistência social ao idoso, o Ministério do Desenvolvimento Social define instituições assim como uma ILPI (Instituição de Longa Permanência do Idoso), garantindo cuidados a idosos sem vínculo familiar, abandonados ou sem condições de prover a própria subsistência, oferecendo alimentação, cuidados com a saúde e convivência social.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

20 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

41 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 hora ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais