Umuarama

Procon indica que tomate, banana, batata, desodorante e sabão em pó tiveram alta de preços

Todos os meses a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama pesquisa o preço de 34 produtos que compõem a cesta básica (25 de alimentação, 4 de produtos de limpeza e 5 de higiene), em duas modalidades: marcas líderes de mercado e marcas mais baratas.

Neste mês o levantamento foi feito entre os dias 6 e 10 de outubro e indicou que o tomate foi o produto que mais aumentou em 30 dias – ficou 58% mais caro. Depois foi a banana nanica, que aumentou 42%, a batata com 40%, o desodorante, com 31%, e o sabão em pó, que teve reajuste de 26%.

E segundo a Divisão de Atendimento e Fiscalização, os cinco produtos que registraram maior queda entre outubro e setembro foram a salsicha (com redução de 22%), o leite integral (que caiu 14%), o biscoito de maisena (com redução de 13%), o sabão em barra (com 10%) e o queijo mussarela (que teve redução de 7%).

O secretário do Procon, Deybson Bitencourt, indica que as famílias que quiserem economizar precisam pesquisar muito antes de realizar suas compras, já que um mesmo produto, com a mesma marca (ou marca similar), pode ter diferenças consideráveis entre um supermercado e outro. “É o caso do café, por exemplo, que foi encontrado a R$ 8,39 em um estabelecimento e R$ 17,99 em outro, uma diferença de 114,4%”, relata.

Considerando os produtos de marcas mais baratas, as outras grandes diferenças foram identificadas no papel higiênico, que custa de R$ 10,29 a R$ 18,79 – diferença de 82,6% –, no queijo mussarela, encontrado a R$ 37,90 e a R$ 66 – diferença de 74,1% –, no feijão carioquinha, que custa entre R$ 4,99 e R$ 7,99 – diferença de 60,1% – e no leite integral, encontrado a R$ 3,99 e a R$ 5,99 – diferença de 50,1%.

Já quando comparadas as marcas líderes de mercado, naturalmente mais caras, o quilo do frango resfriado pode custar entre R$ 9,99 e R$ 17,99 – uma diferença de 80% –, o leite integral foi encontrado a R$ 5,65 e a R$ 9,99 o litro – uma diferença de 76,8% –, o alho pode custar R$ 16 e R$ 28 – uma diferença de 75% –, e a cebola foi encontrada a R$ 4,99 e a R$ 7,79 – uma diferença de 56,1%.

Uma cesta básica para quatro pessoas, com produtos mais baratos, custava R$ 808,41 em setembro e agora custa R$ 829,17, um reajuste de 2,57%. Já a com produtos de marcas líderes custava R$ 1.046,01 e agora custa R$ 1.076,71, um aumento de 2,93%.

“A partir desde mês a Divisão de Atendimento e Fiscalização aumentou sua atuação e passa a apresentar a pesquisa de preços realizada em 12 supermercados de Umuarama, uma forma de contribuir ainda mais com o consumidor”, destaca o secretário, indicando que o Procon atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, sem interrupção para o almoço, com o telefone (44) 3621-5600.

Pesquisa de preços – Cesta Básica – produtos mais baratos – Clique aqui.

Pesquisa de preços – Cesta Básica – marcas líderes – Clique aqui.

(Assessoria PMU)

Redação

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