Foto: AEN

Paraná

Programa CastraPet atenderá mais três municípios da região Noroeste

Foto: AEN
Programa CastraPet atenderá mais três municípios da região Noroeste
Redação
OBemdito
15 de outubro de 2022 15h02

Mais três municípios da região Noroeste foram contemplados com o Programa de Esterilização de Cães e Gatos, CastraPet Paraná. Nesta etapa, que começou na última quinta-feira (13), também foram contemplados os municípios de Rondon, Indianópolis e Japurá.

Ao todo 138 municípios estão sendo atendidos pelo Programa, que desde 2019, já atendeu mais de 42 mil animais em todo o Paraná.

A ação, que é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), conta com o apoio das prefeituras, que são responsáveis por realizarem as inscrições das famílias que serão atendidas.

“Uma castração pode chegar a custar até R$ 800 e as famílias beneficiadas pelo CastraPet, na grande maioria, não têm condições financeiras de arcarem com os custos do procedimento”, destaca o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

Atendimento

O atendimento em Rondon será no dia 17. Já em Indianópolis será no dia 18 e Japurá no dia 19. No dia 20, é a vez de Rondon, Floraí  e Sarandi, no norte.  Uniflor, Marialva, Colorado e Mandaguaçu serão atendidos pelo o CastraPet nos dias 21 e 22.

Total de cidades atendidas

Segundo a Sedest, a previsão do programa é atingir mais 137 municípios até o início do ano que vem, chegando na marca de 275 cidades, o que representa 68% os municípios paranaenses. “Os investimentos chegam a R$ 15,8 milhões, oriundos do tesouro estadual e de emendas parlamentares”, afirma o secretário.

Orientações

A Sedest orienta as famílias que serão atendidas com o CastraPet que para realizar a cirurgia, é necessário que o animal esteja em jejum de alimentos por um período de oito horas antes do procedimento e de líquidos por, pelo menos, quatro horas.

De acordo com a pasta, após a castração, os tutores recebem a medicação pós-operatória, carteirinha de vacinação e orientações para o bem-estar do animal. Um microchip de identificação eletrônica também é aplicado para localização em caso de perda ou fuga do animal.

OBemdito com AEN

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.