FOTO: Agência Estadual de Notícias
O mês de junho é dedicado a conscientização sobre a importância da doação de sangue em todo Paraná. Com a chegada do inverno cai os números de doadores também nos hemonúcleos do estado.
A Campanha Nacional Junho Vermelho tem como foco a importância da doação durante o inverno porque, com a chegada do frio, as doações costumam diminuir. O apelo é para que os voluntários continuem com as doações em todo o estado.
Cada bolsa coletada passa por processamentos que separam os componentes do sangue: hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado (fonte concentrada de proteínas plasmáticas insolúveis à baixa temperatura).
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, menores de 18 anos precisam da autorização e presença dos pais. Além disso, é preciso ter peso mínimo de 51 quilos e estar bem de saúde. A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem, com intervalo entre as doações de no mínimo 60 dias; e de três para as mulheres, com intervalo entre as doações de no mínimo 90 dias.
Para realizar a doação de sangue, os voluntários podem fazer o agendamento do melhor dia e horário. O agendamento pode ser feito pelo site.
A sede do Hemonúcleo fica na Avenida Manaus, 4444, zona I. O horário de funcionamento é das 08h às 11h30 – 13h30 às 15h30.
Neste ano o apelo também é para doação de plasma. Componente extraído do sangue e que é usado no tratamento de pessoas com a Covid-19.
(Redação e Agência Estadual de Notícias)
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais