FOTO: Agência Estadual de Notícias

Paraná

Junho Vermelho alerta sobre a importância da doação de sangue

O apelo é para que os voluntários continuem com as doações em todo o estado mesmo no inverno

FOTO: Agência Estadual de Notícias
Junho Vermelho alerta sobre a importância da doação de sangue
Redação
OBemdito
14 de junho de 2021 16h36

O mês de junho é dedicado a conscientização sobre a importância da doação de sangue em todo Paraná. Com a chegada do inverno cai os números de doadores também nos hemonúcleos do estado.

A Campanha Nacional Junho Vermelho tem como foco a importância da doação durante o inverno porque, com a chegada do frio, as doações costumam diminuir.  O apelo é para que os voluntários continuem com as doações em todo o estado.

Cada bolsa coletada passa por processamentos que separam os componentes do sangue: hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado (fonte concentrada de proteínas plasmáticas insolúveis à baixa temperatura).

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, menores de 18 anos precisam da autorização e presença dos pais. Além disso, é preciso ter peso mínimo de 51 quilos e estar bem de saúde. A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem, com intervalo entre as doações de no mínimo 60 dias; e de três para as mulheres, com intervalo entre as doações de no mínimo 90 dias.

Para realizar a doação de sangue, os voluntários podem fazer o agendamento do melhor dia e horário. O agendamento pode ser feito pelo site.

A sede do Hemonúcleo fica na Avenida Manaus, 4444, zona I. O horário de funcionamento é das 08h às 11h30 – 13h30 às 15h30.

Neste ano o apelo também é para doação de plasma. Componente extraído do sangue e que é usado no tratamento de pessoas com a Covid-19.

(Redação e Agência Estadual de Notícias)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.