Foto: Assessoria PMU
O prefeito Hermes Pimentel submeteu à aprovação dos vereadores a criação do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, o “Alimenta Umuarama”, destinado à aquisição de alimentos diretos de pequenos agricultores do município para garantir segurança alimentar à população mais vulnerável.
Além de estimular o desenvolvimento da agricultura familiar, são objetivos do programa garantir o abastecimento de alimentos para instituições da rede socioassistencial, de segurança alimentar e nutricional, pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade – por meio do Banco de Alimentos – e outras demandas definidas pelo município.
Pelo programa, a Prefeitura pretende adquirir alimentos que fazem parte da lista da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o Programa Alimenta Brasil (PAB), junto a agricultores familiares inscritos e com cadastro ativo no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), conforme critérios legais.
A aquisição de produtos será feita conforme a disponibilidade orçamentária e financeira do município, observando-se limites de compra por agricultor, espécies e produtos definidos na legislação federal que regula o Programa Alimenta Brasil. A gestão e a operacionalização do programa será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura, com a participação da Secretaria da Assistência Social.
Na justificativa, o prefeito Hermes Pimentel explica que o Programa Alimenta Brasil (PAB) – que substitui o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – encontra-se suspenso pelo governo federal, “por isso a instituição do ‘Alimenta Umuarama’ nos mesmos moldes do PAB se faz necessário, para promover a agricultura familiar e garantir o abastecimento da rede socioassistencial, que atende famílias em situação de vulnerabilidade”, explicou.
O prefeito disse, ainda, que o programa incentivará a produção da agricultura familiar, melhorando a rentabilidade e contribuindo para a sucessão familiar rural – a continuidade dos filhos dos agricultores na atividade agropecuária. “Da mesma forma, atenderemos à necessidade das pessoas em risco de vulnerabilidade social ou em estado de insegurança alimentar e nutricional, cadastradas nos programas sociais. Os produtos serão recebidos e distribuídos pelo Banco de Alimentos”, completou.
O projeto de lei 96/2022, que cria o Programa Alimenta Umuarama, foi encaminhado para análise e aprovação dos vereadores durante sessão extraordinária do Legislativo, prevista para esta segunda-feira, 26.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais