Foto: Reprodução
Um desfile cívico realizado no último domingo (18) está sendo acusado de racismo ao vestir várias crianças pretas e pardas com trapos e correntes em paralelo aos 300 anos de escravidão no Brasil. O evento fazia parte da comemoração do bicentenário da independência.
O evento contou com a presença de autoridades locais, políticos, líderes religiosos, escolas municipais e estaduais, associações e organizações empresariais. Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver as várias “alas” da história do Brasil.
No carro alegórico que representa a família real portuguesa, crianças brancas são vistas trajando roupas características da realeza, além de espadas e objetos da época. Um pouco após, uma lancha simbolizando as caravelas passa carregando um menino vestido como Pedro Álvares Cabral. Na sequência, ao chão, aparecem as crianças pretas e pardas andando com trapos e correntes.
Assista abaixo:
A prefeitura de Piraí disse, em nota, que o objetivo do evento era “resgatar valores como civismo e desenvolver o sentimento de pertença em toda a população piraiense” e que a escola municipal responsável pela caracterização “possui autonomia de manifestação”. “O Município entende que em momento algum o ato ficou caracterizado como ofensa aos negros nem se destinou a qualquer desrespeito à dignidade da pessoa humana”, completam.
Ao fim, o desfile se encerrou com uma motociata, carreata e tratoraço de várias pessoas empunhando bandeiras do Brasil.
(Redação, com informações GMC)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais