Foto: LEC/UFPR
O Litoral do Paraná bateu o recorde do ano de encalhes de animais marinhos em agosto. Segundo o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ao todo foram 457 animais encontrados, dentre aves (81%), répteis (13%) e mamíferos marinhos (6%).
O pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi a espécie mais registrada, totalizando 327 animais. Nesta época do ano é comum encontrar um número maior de encalhes. No caso dos pinguins, é durante o inverno que eles migram da patagônia argentina e chilena até o litoral brasileiro em busca de comida. Devido à longa viagem, muitos, em sua maioria juvenis, acabam ficando debilitados e encalham nas praias.
Além do número expressivo de pinguins, tivemos muitas tartarugas encontradas e também botos-cinzas (Sotalia guianensis).
Algumas espécies menos comuns na nossa região também foram registradas em agosto, como o encalhe da primeira baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) deste ano; algumas tartarugas-de-pente (Eretmochelys imbricata) e tartarugas-oliva (Lepidochelys olivacea).
Dentre os mamíferos, destacaram-se os lobos-marinhos-subantárticos (Arctocephalus tropicalis); e entre as aves oceânicas o petrel-gigante (Macronectes giganteus), a pardela- preta (Procellaria aequinoctialis) e a grazina-mole (Pterodroma mollis).
De acordo com informações, do LEC, 94% dos animais encontrados no litoral do paranaense estavam mortos. A maioria dos animais vivos resgatados pela equipe do LEC foram por acionamento da comunidade. Esta colaboração é essencial para a conservação da biodiversidade marinha.
Saiba o que fazer ao encontrar um animal marinho no Litoral do Paraná
Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias de Pontal do Paraná e de todo o litoral paranaense é possível acionar a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR pelo 0800 642 33 41 ou pelo whatsapp (41) 9 92138746.
(Reportagem: Bem Paraná)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais