Umuarama

Neste sábado, ‘Mamaço’ marca encerramento do Agosto Dourado

Em Umuarama, o mês mais significativo do universo da amamentação – Agosto Dourado – vai terminar com a realização de um ‘Mamaço’, na Praça Hênio Romagnoli, no dia 27 de agosto, a partir das 9 horas da manhã. O evento será realizado pela equipe do Hospital Norospar.

Mulheres que amamentam, gestantes, doulas, profissionais de saúde, empresas públicas e privadas e toda a comunidade estão sendo convidados para apoiar e participar do evento.

“Precisamos falar de amamentação, incentivar e mostrar o quanto ela é natural e importante para saúde da criança e de toda a sociedade. A amamentação colabora para a redução da mortalidade infantil e de doenças graves na infância e na vida adulta e é muito importante também para a saúde da mulher, pois amamentar reduz, por exemplo, a incidência de câncer de mama”, explica o pediatra, coordenador médico do Banco de Leite Humano e Presidente da Norospar, Dr. Luiz Batista de França.

“O convite é para todos, pois o Mamaço é um evento para toda a família. Para as gestantes que em breve irão amamentar, para quem está amamentando ou já amamentou e também para os pais ou companheiros, familiares, amigos, vizinhos, para nossas lideranças e autoridades locais. Todos juntos vamos fortalecer a amamentação, a saúde e o bem-estar da nossa comunidade”, enfatizou o médico.

O Mamaço será um evento de confraternização, com troca de experiências, atividades como a Dança Circular com a instrutora Bruna Rabelo, dinâmicas de grupo, brindes para os participantes e muito mais.
“É para encerrar com chave de ouro. O incentivo à amamentação é um trabalho diário realizado no Hospital Norospar que, em agosto, mês mundial do aleitamento materno, tem destaque especial através da divulgação de ações de incentivo à amamentação e orientações para a comunidade geral nos meios de comunicação. Com o Mamaço, encerramos as atividades do Agosto Dourado, enfatizando que é necessário educar e apoiar a amamentação constantemente”, disse o Dr. França.

O mamaço

A expressão “Mamaço” surgiu na França em 2006, numa reunião de mães que tiveram a ideia de amamentar simultaneamente os seus bebês em um grande encontro nacional, que originou depois, a Associação Colegiada “La Grande Téttée”. Aqui no Brasil o Mamaço teve origem em março de 2011, depois que uma mãe foi impedida de amamentar o filho em uma instituição cultural de São Paulo. Em maio daquele ano, dezenas de mães protestaram no espaço de forma silenciosa, amamentando seus filhos, e foram acolhidas pela própria instituição.

Depois disso, dezenas de encontros foram realizados em todo o país, sempre com o intuito de promover e divulgar a importância de amamentar, que é um direito da criança e da mãe.

Saiba mais e participe

Para saber mais sobre o Mamaço ou apoiar o evento, entre em contato através do telefone (44) 3621-1299 – Ramal 1288 em horário comercial ou através das redes sociais @blhnorospar e @norosparmaternoinfantil

(Assessoria de Comunicação Norospar)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais