Umuarama

Profissionais do ramo de alimentação recebem certificados de curso que atende normas da Anvisa

O serviço de Vigilância Sanitária da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e a Agência do Trabalhador entregaram, nesta terça-feira (23), os certificados de conclusão de curso aos cerca de 80 proprietários e funcionários de estabelecimentos do ramo de lanches e produtos alimentícios prontos que participaram de qualificação oferecida pelo município.

O curso, iniciado na segunda-feira (22), tratou de boas práticas na manipulação de alimentos e foi oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal da Saúde, no anfiteatro da Prefeitura.

“Além de melhorar a qualidade dos serviços e a segurança na manipulação de alimentos, evitando contaminações, o curso objetivou também dar cumprimento às normas da RDC 216/2004, uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explicou o coordenador da Covisa, Franzimar de Morais.

Ao lado da coordenadora da Vigilância Sanitária, Claudeni de Oliveira Scapolan, e do gerente da Agência do Trabalhador, Reginaldo Barros, Franzimar parabenizou os participantes pela dedicação e interesse e disse que o município deve repetir a qualificação futuramente, em horários alternativos, para atender o público de outros segmentos dentro do ramo alimentício, que é bem diversificado.

“A resolução impõe necessidade constante de aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos, visando proteger a saúde da população e harmonizar as ações de inspeção sanitária em serviços de alimentação. O curso é uma parceria entre a Secretaria da Saúde, a Agência do Trabalhador e a Casa do Empreendedor, que fez o levantamento do público, com total apoio do prefeito Hermes Pimentel”, emendou o secretário de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.

Proprietários e empregados em lanchonetes, pizzarias, restaurantes, panificadoras, carrinhos de lanche, sucos, doces e salgados e similares devem, obrigatoriamente, apresentar o certificado atualizado de boas práticas na manipulação de alimentos, explicou a instrutora, a nutricionista Fernanda Bertelis Merlini. O certificado pode e será exigido pela Vigilância Sanitária, durante as vistorias de rotina aos estabelecimentos e também em ações de fiscalização.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

9 minutos ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

57 minutos ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

2 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

2 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais