Umuarama

Conselho e entidades discutem atendimento ao idoso em situação de violação de direitos

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Umuarama realizou, na segunda-feira (22), o primeiro encontro para articulação e construção de um fluxograma de atendimento às pessoas idosas vítimas de violência.

A presidente do conselho, Annie Cristiny Lopes de Araújo de Lima, explicou a necessidade de elaboração de um roteiro com atribuições bem definidas para atender melhor ao idoso em situação de risco ou com direitos violados.

O encontro foi organizado pela Comissão de Comunicação, Articulação e Mobilização do conselho e reuniu representantes de diversas entidades da rede atendimento. Os temas foram abordados em uma roda de conversa onde cada um se apresentou, descreveu as atribuições de seus respectivos serviços e as dificuldades vivenciadas no cotidiano.

“A intenção do encontro foi aproximar e fortalecer o trabalho intersetorial, instituindo um canal mais claro de comunicação entre os serviços”, explicou a psicóloga Débora Cristina da Mata, membro da comissão.

O fluxograma (um esquema onde as atribuições de cada serviço são dispostas de forma organizada) vai orientar a rede na identificação dos serviços, atribuições e orientação das demandas, qualificando o atendimento ao idoso.

“Nos permitirá, ainda, planejar estratégias para suprir as lacunas da rede de atendimento, requerendo aos órgãos competentes a implantação dos serviços inexistentes”, completou.

Para as próximas reuniões serão convidados representantes do Ministério Público Estadual (MPE-PR), Centro de Atendimento Psicossocial para Tratamento de Álcool e Drogas (Caps-AD), hospitais, projetos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer que atendem pessoas idosas, a Pastoral da Pessoa Idosa e a Secretaria de Estado da Família Justiça e Trabalho (Sejuf).

Ao final da reunião foi acordado a criação de um grupo próprio para troca de mensagens e o próximo encontrou foi marcado para setembro. Também participaram o encontro os secretários municipais de Assistência Social, Adnetra Vieira Santana, e de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, os membros da Comissão de Comunicação, Articulação e Mobilização (Carolina Balani, Débora Baggio, Débora da Mata e Gláucia Myskovski).

Ainda Aline Moreno de Camargo, Leoníria Itikawa e Eunice de França (CREAS/ CRAM); Anna Marcela Genaro e Zélia Aparecida Serralbo (Lar Santa Faustina); Caroline Bagli (Secretaria de Saúde/ Serviço Social); Jaqueline Shirabayashi (Atenção Primária em Saúde); Nathalia Giroldo (Rede de Saúde Mental); Sandra Prates (Proteção Especial da Assistência Social); Sebastiana Ruiz Garcia (Conselho dos Direitos do Idoso); e Suely Sucupira Gentil (Conselho Municipal de Saúde).

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

3 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

4 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

5 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

6 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

8 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais