Foto: Assessoria PMU
A Secretaria Municipal de Educação realizou um encontro de estudos e planejamento no teatro do Centro Cultural Vera Schubert dirigido a professores das turmas de 0 a 5 anos dos centros municipais de educação infantil (CMEIs) e escolas municipais, bem como às direções e coordenações pedagógicas.
O evento atende às determinações da lei federal 13.722, de outubro de 2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino (públicos e privados) de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
“Oferecemos uma programação constante de treinamentos, qualificações e aperfeiçoamentos para nossa equipe, com várias atividades. Desta vez abordamos dois assuntos que trouxeram mais conhecimento em áreas de fundamental importância no ambiente escolar, principalmente nas turmas da educação infantil: desengasgo e acidentes”, explicou a secretária da Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.
O encontro foi aberto na manhã de sábado, 20, por volta das 8h40. O enfermeiro Anderson Luís Candiani, coordenador do Pronto Atendimento Municipal, foi o primeiro palestrante e orientou os participantes sobre como agir em caso de engasgo em bebês e crianças, apresentando manobras que podem salvar vidas em caso de uma emergência.
Após um café que foi servido aos presentes, por volta das 9h40, o bombeiro militar da reserva e técnico de Segurança do Trabalho, Mauro Aparecido Soares, completou a programação com a palestra sobre primeiros socorros em caso de acidentes com crianças.
“Apesar de todos os cuidados das professoras e equipes de apoio, os acidentes são imprevisíveis e podem ocorrer em qualquer ambiente. O curso orientou as equipes dos CMEIs sobre como agir para minimizar os efeitos”, acrescentou a secretária.
Conforme a lei 13.722/2018, os estabelecimentos de ensino de educação básica da rede pública e privada deverão capacitar professores e funcionários em noções de primeiros socorros com cursos ofertados anualmente (capacitação e/ou reciclagem) para parte do corpo funcional, de acordo com o fluxo de atendimento de crianças e adolescentes no estabelecimento.
Os cursos de primeiros socorros serão ministrados por entidades especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial à população e profissionais habilitados, para capacitar os professores e funcionários a identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médica, até que o suporte médico especializado se torne possível. Estabelecimentos de ensino ou de recreação deverão dispor de kits de primeiros socorros.
Os estabelecimentos de ensino deverão estar integrados à rede de atenção de urgência e emergência de sua região e estabelecer fluxo de encaminhamento para uma unidade de saúde de referência.
(Assessoria PMU)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Este site utiliza cookies
Saiba mais