Foto: Assessoria PMU
A Secretaria Municipal de Educação realizou um encontro de estudos e planejamento no teatro do Centro Cultural Vera Schubert dirigido a professores das turmas de 0 a 5 anos dos centros municipais de educação infantil (CMEIs) e escolas municipais, bem como às direções e coordenações pedagógicas.
O evento atende às determinações da lei federal 13.722, de outubro de 2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino (públicos e privados) de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
“Oferecemos uma programação constante de treinamentos, qualificações e aperfeiçoamentos para nossa equipe, com várias atividades. Desta vez abordamos dois assuntos que trouxeram mais conhecimento em áreas de fundamental importância no ambiente escolar, principalmente nas turmas da educação infantil: desengasgo e acidentes”, explicou a secretária da Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.
O encontro foi aberto na manhã de sábado, 20, por volta das 8h40. O enfermeiro Anderson Luís Candiani, coordenador do Pronto Atendimento Municipal, foi o primeiro palestrante e orientou os participantes sobre como agir em caso de engasgo em bebês e crianças, apresentando manobras que podem salvar vidas em caso de uma emergência.
Após um café que foi servido aos presentes, por volta das 9h40, o bombeiro militar da reserva e técnico de Segurança do Trabalho, Mauro Aparecido Soares, completou a programação com a palestra sobre primeiros socorros em caso de acidentes com crianças.
“Apesar de todos os cuidados das professoras e equipes de apoio, os acidentes são imprevisíveis e podem ocorrer em qualquer ambiente. O curso orientou as equipes dos CMEIs sobre como agir para minimizar os efeitos”, acrescentou a secretária.
Conforme a lei 13.722/2018, os estabelecimentos de ensino de educação básica da rede pública e privada deverão capacitar professores e funcionários em noções de primeiros socorros com cursos ofertados anualmente (capacitação e/ou reciclagem) para parte do corpo funcional, de acordo com o fluxo de atendimento de crianças e adolescentes no estabelecimento.
Os cursos de primeiros socorros serão ministrados por entidades especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial à população e profissionais habilitados, para capacitar os professores e funcionários a identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médica, até que o suporte médico especializado se torne possível. Estabelecimentos de ensino ou de recreação deverão dispor de kits de primeiros socorros.
Os estabelecimentos de ensino deverão estar integrados à rede de atenção de urgência e emergência de sua região e estabelecer fluxo de encaminhamento para uma unidade de saúde de referência.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais