Umuarama

Umuarama: Curso gratuito auxilia profissionais da alimentação a cumprir legislação

Mais de 80 proprietários e funcionários de estabelecimentos que comercializam lanches e outros produtos alimentícios prontos em Umuarama iniciaram nesta segunda-feira (22), o curso de boas práticas na manipulação de alimentos oferecido pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Sanitária.

A qualificação continua nesta terça-feira (23), no anfiteatro da Prefeitura, e objetiva dar cumprimento às normas da Resolução de Diretoria Colegiada – RDC 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A RDC considera a necessidade de constante aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos, visando a proteção à saúde da população, o interesse na harmonização das ações de inspeção sanitária em serviços de alimentação e a elaboração de requisitos higiênico-sanitários gerais aplicáveis em todo território nacional.

O curso é uma parceria entre a Secretaria da Saúde, a Agência do Trabalhador e a Casa do Empreendedor, que fez o levantamento do público – proprietários e empregados em lanchonetes, pizzarias, restaurantes, panificadoras, carrinhos de lanche e similares.

A nutricionista Fernanda Bertelis Merlini aborda com exemplos práticos o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Os participantes receberão certificado, ao final.

“Nesta primeira etapa oferecemos o curso pela manhã para atender aos profissionais que trabalham na parte da tarde e noite. Dia 17 receberemos os feirantes e em breve teremos um curso com o mesmo conteúdo no período da noite, para beneficiar os que trabalham pela manhã e durante o dia”, informou o chefe da Vigilância em Saúde, Franzimar de Morais.

“Existem muitas atividades diferentes no ramo da alimentação e todas precisam se adequar à legislação”, disse.

A RDC exige que os profissionais da área de alimentos que trabalham com manipulação tenham comprovadamente esse treinamento, ministrado por entidade reconhecida. “Buscamos parcerias para oferecer o curso de graça. Nos dois últimos anos a economia enfrentou devido à pandemia, com prejuízo financeiro e desemprego. Muitas pessoas que ficaram perderam o emprego foram para a área de alimentos sem o devido treinamento, como temos observado nas vistorias”, acrescentou o prefeito Hermes Pimentel, que acompanhou a qualificação.

Com o curso, o município auxilia os profissionais a cumprirem a lei e a garantir mais qualidade no serviço, já que Umuarama tem grande expectativa de desenvolver o turismo de eventos. “É preciso garantir a segurança na manipulação de alimentos para evitar os riscos de contaminação e até de intoxicações alimentares”, reforçou a chefe da Vigilância Sanitária, Claudeni de Oliveira Santos Scapolan. Como é um curso obrigatório, o certificado será cobrando nas fiscalizações.

“Com os profissionais treinados evitaremos problemas para as empresas e a fiscalização será agilizada. O município faz a sua parte oferecendo a qualificação e os profissionais devem abraçar a oportunidade”, destacou o gerente da Agência do Trabalhador, Reginaldo Barros.

Acompanharam a abertura do curso, ainda o chefe da Divisão de Turismo e Empreendedorismo, Rodrigo Resende, e os secretários municipais da Saúde, Herisson Cleik da Silva Lima, e da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Nova lei endurece penas para furto, roubo e venda ilegal de combustíveis

Legislação também cria punições para quem comprar, transportar, armazenar ou vender combustível sabendo que o…

4 minutos ago

Homem morre atropelado por caminhão durante chuva na PR-323

Vítima ainda não havia sido identificada; acidente aconteceu durante a noite e sob chuva em…

20 minutos ago

Rua Cambé será interditada em Umuarama para montagem da Festa de São Francisco

A Rua Cambé, na quadra da Casa Paroquial da Igreja Matriz São Francisco de Assis ,…

38 minutos ago

Homem foge por vegetação e PM recupera 24 telhas furtadas em Alto Piquiri

Suspeito foi visto carregando uma das peças, mas abandonou o material e fugiu pela vegetação…

1 hora ago

Falece aos 51 anos Marcelo Luiz de Oliveira, integrante do Ministério Eterna Canção em Umuarama

Marcelo Luiz de Oliveira, de 51 anos, faleceu nesta terça-feira (22), em Umuarama. Conhecido na…

1 hora ago

Cliente chega a posto e faz suspeito desistir de roubo em Umuarama

Homem de capacete anunciou o assalto, mas se assustou após ser questionado por um cliente…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais