Fotos: Assessoria PMU
Mais de 80 proprietários e funcionários de estabelecimentos que comercializam lanches e outros produtos alimentícios prontos em Umuarama iniciaram nesta segunda-feira (22), o curso de boas práticas na manipulação de alimentos oferecido pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Sanitária.
A qualificação continua nesta terça-feira (23), no anfiteatro da Prefeitura, e objetiva dar cumprimento às normas da Resolução de Diretoria Colegiada – RDC 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A RDC considera a necessidade de constante aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos, visando a proteção à saúde da população, o interesse na harmonização das ações de inspeção sanitária em serviços de alimentação e a elaboração de requisitos higiênico-sanitários gerais aplicáveis em todo território nacional.
O curso é uma parceria entre a Secretaria da Saúde, a Agência do Trabalhador e a Casa do Empreendedor, que fez o levantamento do público – proprietários e empregados em lanchonetes, pizzarias, restaurantes, panificadoras, carrinhos de lanche e similares.
A nutricionista Fernanda Bertelis Merlini aborda com exemplos práticos o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Os participantes receberão certificado, ao final.
“Nesta primeira etapa oferecemos o curso pela manhã para atender aos profissionais que trabalham na parte da tarde e noite. Dia 17 receberemos os feirantes e em breve teremos um curso com o mesmo conteúdo no período da noite, para beneficiar os que trabalham pela manhã e durante o dia”, informou o chefe da Vigilância em Saúde, Franzimar de Morais.
“Existem muitas atividades diferentes no ramo da alimentação e todas precisam se adequar à legislação”, disse.
A RDC exige que os profissionais da área de alimentos que trabalham com manipulação tenham comprovadamente esse treinamento, ministrado por entidade reconhecida. “Buscamos parcerias para oferecer o curso de graça. Nos dois últimos anos a economia enfrentou devido à pandemia, com prejuízo financeiro e desemprego. Muitas pessoas que ficaram perderam o emprego foram para a área de alimentos sem o devido treinamento, como temos observado nas vistorias”, acrescentou o prefeito Hermes Pimentel, que acompanhou a qualificação.
Com o curso, o município auxilia os profissionais a cumprirem a lei e a garantir mais qualidade no serviço, já que Umuarama tem grande expectativa de desenvolver o turismo de eventos. “É preciso garantir a segurança na manipulação de alimentos para evitar os riscos de contaminação e até de intoxicações alimentares”, reforçou a chefe da Vigilância Sanitária, Claudeni de Oliveira Santos Scapolan. Como é um curso obrigatório, o certificado será cobrando nas fiscalizações.
“Com os profissionais treinados evitaremos problemas para as empresas e a fiscalização será agilizada. O município faz a sua parte oferecendo a qualificação e os profissionais devem abraçar a oportunidade”, destacou o gerente da Agência do Trabalhador, Reginaldo Barros.
Acompanharam a abertura do curso, ainda o chefe da Divisão de Turismo e Empreendedorismo, Rodrigo Resende, e os secretários municipais da Saúde, Herisson Cleik da Silva Lima, e da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais