A empresária Rosimeire Strabelli, Ecosport Fitness: linha G5 sob encomenda está entre os diferenciais da marca (FOTO: DANILO MARTINS)

Umuarama

Marca de Umuarama dribla concorrência chinesa e se dá bem com roupas esportivas

Ecosport Fitness fabrica peças para públicos de hidroginástica, ciclismo e academia

A empresária Rosimeire Strabelli, Ecosport Fitness: linha G5 sob encomenda está entre os diferenciais da marca (FOTO: DANILO MARTINS)
Marca de Umuarama dribla concorrência chinesa e se dá bem com roupas esportivas
Graça Milanez
OBemdito
17 de agosto de 2022 11h42

Basta fazer um tour rápido pelas lojas que atendem as classes C e D de Umuarama para ter certeza de uma coisa: as roupas importadas da China prevalecem nas araras. A explicação: preço baixo. A qualidade, porém, é discutível.

Todos os dias chegam ao Brasil muitos contêineres lotados de peças, com ou sem marcas, para o consumo de massa. A parte boa da história é a que mostra que há, com a mesma garra, muitas empresas brasileiras concorrendo com esta realidade.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, mais de 30 mil indústrias estão em operação, produzindo em alta escala, gerando milhares de empregos [a maioria, mão de obra feminina], com nível alto de profissionalismo e seguindo uma tendência que busca consolidação do setor: a segmentação do ramo de atuação.

Umuarama está no circuito, com várias pequenas empresas em funcionamento. Uma delas é a EcoSport Fitness, marca que segue daqui para várias cidades do Estado e também para São Paulo e Mato Grosso do Sul. Hoje focada em roupas para prática de esportes, está no mercado desde 2012.

A proprietária, Rosimeire Strabelli, conta que a pandemia do coronavírus prejudicou o bom andamento da produção: “Tivemos que dispensar alguns funcionários, mas estamos recuperando os números com terceirização de algumas etapas do processo de confecção e com atendimento de encomendas”.

Hoje a EcoSport conta com seis colaboradores registrados e quatro terceirizados e a produção gira na casa de 1,5 a 2,5 mil peças por mês. A indústria atende a pedidos de lojistas e mantém uma loja com pronta-entrega, onde está instalada, no Centro Industrial Diversificado [zona 6, próximo à Umutrans].

A EcoSport Fitness fabrica roupas para hidroginástica e ciclismo, além de calças, bermudas, blusas, tops e outras peças para uso em academia. Também personaliza [uniformes]. “Todas são peças de alta performance e durabilidade, pois usamos matéria-prima de boa qualidade, como tecido com fio homologado e com proteção solar”, salienta a empresária.

GG com estilo

Um dos diferenciais da marca é o atendimento sob encomenda, principalmente de peças plus size [que vai do GG ao G5]. “Nós atendemos muita gente acima do peso que quer uma roupa bacana para ir para academia e não encontra que sirva ou que se alinhe bem ao corpo; nesse caso, confeccionamos sob medida e, assim, deixamos nosso cliente satisfeito”, explica a empresária.

Ela conta também que percebeu esse nicho de mercado e investiu: “Esse segmento é o que mais cresce no Brasil e nós embarcamos nesta onda, afinal todos queremos roupas estilosas, além de confortáveis”, comemora a empresária, que deixou a carreira de pedagoga para se dedicar exclusivamente ao ramo do vestuário.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.