Foto: Danilo Martins/OBemdito

Umuarama

Inmet publica alerta laranja para tempestades em Umuarama e região nesta quarta-feira

Há possibilidade de queda de granizo, enxurradas e até corte de energia elétrica

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Inmet publica alerta laranja para tempestades em Umuarama e região nesta quarta-feira
Redação
OBemdito
17 de agosto de 2022 11h02

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou, através do seu programa Alert-AS, que toda a região noroeste do estado do Paraná – que compreende Umuarama e os municípios próximos – entrarão em alerta para tempestades, com grau de severidade laranja, na tarde desta quarta-feira (17).

O alerta terá início por volta das 14h e terá vigência até as 23h do mesmo dia. Ele atenta para possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há também o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O instituto ainda passou uma série de instruções para situações de emergência:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Chuva constante e tempo frio

O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) também divulgou que as chuvas na Capital da Amizade deverão começar por volta das 12h nesta quarta-feira e seguirão constantes até o dia seguinte, apresentando uma leve pausa por volta das 20h e 21h. A precipitação acumulada é de 23.2 mm.

Além do tempo chuvoso, o dia seguirá mais frio, com temperaturas entre 16°C – registradas no período da manhã – e 22°C.

Em Umuarama a chuva deverá seguir até a tarde desta quinta-feira (18), sendo ainda mais intensa por volta das 6h da manhã. O dia seguirá um pouco mais frio que o anterior, com mínima de 13°C e máxima de somente 17°C.

Na sexta (19) o dia deverá ser ensolarado, porém as temperaturas seguirão em queda, com termômetros se mantendo entre 7°C e 14°C.

(Redação, com informações Inmet e Simepar)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.