Foto: Reprodução

Cotidiano

(Vídeo) Denúncia anônima e grupos de WhatsApp contribuíram para resgate de vítimas em Umuarama

Foto: Reprodução
(Vídeo) Denúncia anônima e grupos de WhatsApp contribuíram para resgate de vítimas em Umuarama
Redação
OBemdito
17 de agosto de 2022 10h42

A Polícia Militar (PM) repassou mais informações sobre a operação que recuperou um veículo roubado e resgatou quatro vítimas das garras de uma dupla de criminosos no fim da tarde desta terça-feira (16), em Umuarama. Segundo informações, o resgate foi possível após a troca de informações rápidas por grupos de WhatsApp dos policiais e do morador que fez o acompanhamento visual do roubo em andamento.

OBemdito conversou com a Aspirante Leme, que realizou uma coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (17). Segundo ela, a denúncia via 190 de um morador preocupado contribuiu efetivamente para mobilizar as equipes policiais de toda a área de cobertura do 25º Batalhão que agiu rápido para recuperar o veículo e resgatar as reféns.

“Ele (o denunciante) teria visualizado o indivíduo entrar em uma caminhonete apontando uma arma de fogo e durante o trajeto desta caminhonete, este solicitante foi acompanhando visualmente e passando as informações para a rede do 190”, relatou a aspirante.

Ainda de acordo com a militar, a informação sobre o roubo em andamento foi então divulgada em todas as redes policiais do 25° Batalhão, especialmente em grupos de WhatsApp oficiais da companhia. “Foi extremamente rápida, a troca de informações foi excelente entre as equipes. Os grupos de WhatsApp ajudaram muito nesta situação”, completa.

Assista abaixo a entrevista:

O crime

Por volta das 19h desta terça-feira (16), policiais militares do 25º Batalhão recuperaram uma caminhonete Chevrolet S10 que havia sido roubada em Umuarama; prenderam dois suspeitos de 19 e 24 anos, e libertaram quatro mulheres de 31, 14, 9 e 7 e anos que estavam sendo mantidas em cárcere privado por um dos criminosos no Jardim Império do Sol, na saída para Xambrê.

A ação aconteceu após o recebimento de uma denúncia via 190 informando que dois suspeitos armados teriam praticado um assalto ao veículo na avenida Ângelo Moreira da Fonseca, próximo ao Hospital Cemil de Umuarama. Com as características do veículo repassadas na denúncia, todas as redes de policiamento do 25º Batalhão entraram em alerta para a caminhonete descrita.

Foi então que, durante um patrulhamento, os policiais abordaram a caminhonete na saída para Xambrê, próximo ao jardim Universitário, somente com o suspeito, de 19 anos, como condutor do veículo.

Quando questionado pelos policiais, ele revelou o paradeiro de seu cúmplice e disse que ele mantinha as quatro vítimas em cárcere privado em uma residência abandonada na região Jardim Império do Sol, ainda na região da saída para Xambrê.

Uma equipe se deslocou até o local apontado pelo suspeito, e encontraram as quatro vítimas e o segundo bandido, de 24 anos, que a princípio tentou se passar como uma das vítimas do crime, porém foi logo apontado pelas mulheres como um dos criminosos.

De acordo com o relato das mulheres, elas foram mantidas no local sob constante ameaça com a arma de fogo, porém ao perceber a aproximação policial, o suspeito se desfez da arma e propôs que se passasse por vítima – o que levantou a suspeita dos policiais durante a abordagem.

Felizmente, as vítimas não se feriram com o ocorrido, e foram conduzidas até a 7ª Subdivisão Policial junto com os acusados, a caminhonete e a dupla de criminosos.

Foi possível verificar que o suspeito de 24 anos já é fichado no sistema policial pelo crime de tráfico de drogas.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.