Foto: Assessoria AEN
O programa Cartão Futuro Emergencial (PCFE) é uma ação emergencial que se desdobrou do Cartão Futuro, criado pelo governo do Estado com o intuito de incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho. Para receber o benefício, os empregadores devem se comprometer a manter os contratos vigentes com adolescentes ou o mesmo número de jovens aprendizes que a empresa tinha antes da crise do coronavírus.
O objetivo é garantir a manutenção de 15 mil vagas de emprego para jovens de 14 a 18 anos em todo o Paraná. De acordo com a Lei Estadual 20.328/2020, o empregador que mantiver contrato ativo com aprendizes menores de 18 anos terá acesso a subvenção econômica no valor de R$ 300 por aprendiz, por um prazo de 90 dias a partir da solicitação.
Aqueles que contratarem novos aprendizes, mesmo que em substituição dos que tiveram o contrato encerrado durante a pandemia, terão acesso ao valor de R$ 500,00. Nos dois casos, os empregadores deverão manter os contratos com os aprendizes por, no mínimo, mais 60 dias após o pagamento da última parcela da subvenção. O empresário também fica responsável pelo pagamento das demais verbas salariais devidas, bem como pelos encargos trabalhistas e previdenciários.
Os documentos necessários para adesão da empresa são Contrato Social, Contrato Social Última Alteração, cartão do CNPJ, certidões da Fazenda Nacional, certidões Estadual, Municipal e do FGTS, RG e CPF do sócio-administrador e comprovante de conta no Banco do Brasil. Para cada aprendiz a ser cadastrado pela empresa é necessário apresentar o RG do aprendiz, comprovante de matrícula escolar, autorização dos pais para o trabalho, o contrato de trabalho e termo de adesão.
Para participar do programa, o jovem deve pertencer a uma família com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo; ter concluído o ensino médio ou estar matriculado e frequentando regularmente o ensino Fundamental, Médio ou Educação de Jovens e Adultos. Também deve estar cadastrado nas unidades do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda (Sine-PR) ou em uma das 216 Agências do Trabalhador do Paraná.
O atendimento deve ser agendado nas agências. Mais informações pelo fone (44) 3621-1100 ou pessoalmente na Agência do Trabalhador – Av. Rio Branco, 4211, esquina com Rua Governador Ney Braga, na região central. O processo de adesão das empresas e os cadastros dos aprendizes devem ser feitos pelo site www.cartãofuturo.com.br
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais