Umuarama

Programa Municipal de Órteses e Próteses transforma a vida de pacientes de Umuarama

O Programa Municipal de Órteses e Próteses atende a aproximadamente 80 pacientes por mês, entre crianças, adultos e idosos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) que são beneficiados com calçados ortopédicos, andadores, bengalas, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, coletes, palmilhas, próteses mamárias e ortopédicas, entre outros.

Todo trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Divisão de Assistência em Saúde. O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, destaca que os pacientes precisam de indicação e prescrição de médicos especialistas (como neurologistas e ortopedistas) e fisioterapeutas para serem beneficiados pelo programa.

“O objetivo do Programa Municipal de Órteses e Próteses é a reabilitação do paciente, facilitando acessos, proporcionando autonomia e, como consequência, melhorando sua qualidade de vida”, detalha.

Caroline Oliveira Bagli, coordenadora da Divisão de Assistência em Saúde, explica que órteses são aparelhos de uso provisório que permitem alinhar, corrigir ou regular uma parte do corpo.

“Auxiliam nas funções de um membro, órgão ou tecido para evitar deformidade e compensar insuficiências funcionais que foram causadas por acidentes ou problemas de saúde, por exemplo bengalas, muletas, colares cervicais, andadores, coletes, aparelhos auditivos, lentes de contato, aparelhos ortodônticos, palmilhas ortopédicas, joelheiras e munhequeiras”, relata.

Já as próteses ortopédicas são aparelhos que desempenham funções motoras semelhantes às dos membros amputados. “São peças artificiais usadas como substitutas de membros, órgãos, tecidos e articulações do corpo que tiveram que ser amputadas ou não funcionam como deveriam”, diferencia a assistente social.

Ela ressalta que todos os encaminhamentos de médicos e de profissionais de fisioterapia passam por regulação, ou seja, a partir da identificação da necessidade desse usuário, são definidos o local e a melhor data para que os profissionais que atendem o Programa Municipal de Órteses e Próteses promovam a utilização adequada do serviço.

“Contamos com a parceria e a supervisão da fisioterapeuta Alline Marcondes Grejanin, que realiza um trabalho minucioso no processo de adaptação dessas próteses”, observa.

O secretário de Saúde faz questão de frisar que o Programa Municipal de Órteses e Próteses é responsável pela transformação da vida dos pacientes. “Muitas pessoas passam por grandes traumas. E seguramente com o apoio que recebem das equipes multiprofissionais que atuam na Saúde, conseguem reconstruir suas vidas de uma forma digna, recomeçando e vivendo de forma normal”, pontua.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais