Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Ítalo Fábio Casciola Publisher do OBemdito

Ítalo: Acredite, é verdade: No século passado, Umuarama já tinha avião!

Nos antigos tempos da colonização, foi o transporte principal

Inauguração oficial do aeroporto de Umuarama, em 26 de junho de 1955
Inauguração oficial do aeroporto de Umuarama, em 26 de junho de 1955
Ítalo: Acredite, é verdade: No século passado, Umuarama já tinha avião!
Ítalo Fábio Casciola - OBemdito
Publicado em 31 de julho de 2022 às 18h30 - Modificado em 1 de agosto de 2022 às 13h51
Gastro Umuarama

Acredite, é verdade: No século passado, Umuarama já tinha avião! Nos antigos tempos da colonização, foi o transporte principal Antes mesmo de ser fundada, em 1955, quando este território ainda era coberto inteiramente pela gigantesca mata verde, Umuarama já tinha avião… Acreditem, é verdade.

Acontece que, para iniciar a execução do projeto urbanístico da nova cidade, a colonizadora Cia Melhoramentos Norte do Paraná precisava trazer a sua equipe de engenheiros, agrimensores e técnicos que iniciariam os serviços de abertura da grande área para depois iniciar as vendas de terrenos na futura cidade.

A aventura começa em viabilizar a vinda desse numeroso grupo de trabalho. De ônibus era impossível, pois a primeira estrada no meio da selva – estreita e de terra – mais parecia uma trilha, tornava uma viagem um pesadelo que as vezes durava dias… Isso com tempo bom, se chovesse era completamente impossível. Diante da falta de vias de transportes, a colonizadora teve que executar sua primeira grande tarefa. Abrir um amplo espaço na mata e construir um aeroporto.

A tarefa levou mais de dois meses. Trabalhadores braçais armados de enxadões, enxadas e pás – não haviam motoniveladoras nem tratores, claro – fizeram a ampla pista, larga, toda de terra… Enfim, a mega tarefa estava concluída. E eis que aconteceu a histórica chegada das máquinas voadoras. Pareciam andorinhas descendo uma a uma, eram vários aviões barulhentos aterrissando lotados pelos funcionários da Cia Melhoramentos, fretados pela própria colonizadora.

E essa rotina se repetiu diariamente conforme os serviços foram avançando, até a antiga trilha ter sido alargada e virado uma estrada com possibilidades de viagens de ônibus e jeeps. Enquanto isso, os que haviam chegado antes instalaram os acampamentos para hospedar os funcionários e depois construíram onde galpões onde trabalharia o staff que coordenaria e dirigiria a execução das obras – um amplo escritório de madeira.

Inauguração oficial do aeroporto de Umuarama, em 26 de junho de 1955

O aeroporto foi oficialmente inaugurado no dia 26 de junho, logo após a Primeira Missa realizado no centro da nova cidade – atual Igreja Matriz. Foi um acontecimento épico, todos que trabalharam na construção da pista estava lá comemorando ao redor de uma placa indicando que ali começou UMUARAMA. Todos cantaram felizes e emocionados o Hino Nacional e depois teve um festão no meio da mata, ao lado da pista, com direito a churrasco e bailão…

Para muitos vai parecer incrível esta narrativa que faço, mas avião foi o primeiro meio de transporte usado naquela metade do século passado para iniciar a História desta maravilhosa Capital da Amizade do Brasil. Na próxima edição vou contar muitos fatos curiosos que aconteceram nesse período, com o firme objetivo de registrar para a posteridade a grande importância que a aviação teve nos períodos de abertura, fundação, colonização e na primeira década de Umuarama.

Esta era a primeira ‘sala vip’ do aeroporto, construída em madeira de peroba, onde eram registradas as chegadas e partidas dos visitantes

As novas gerações lerão e conhecerão detalhes dos primeiros passos desenvolvimentistas de uma bela cidade que nascia abençoada para ser no futuro uma das metrópoles que mais se destacam na geografia paranaense e merecendo até mesmo repercussão nacional em diversos setores de atividade.

Se hoje navegamos em tempo real pela internet, no passado voávamos nas asas daqueles gigantes barulhentos que faziam a cidade parar para ver a sua chegada triunfal, levantando alta poeira naquela pista que dava pra ver daqui do centro… Emoções épicas de quem viveu essa História. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

No início, muitos fazendeiros de São Paulo e Minas Gerais vinham com seus ‘teco-tecos’ para comprar terras na área rural
A chegada de grupos de técnicos da colonizadora era sempre uma grande recepção festiva
A solenidade de inauguração aconteceu na pista de terra do aeroporto, ainda rodeado de mata virgem. Depois teve festa com churrascada e danças

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.