Saúde

Caso suspeito de varíola dos macacos de homem internado em Umuarama é descartado

Foi descartado o caso suspeito de varíola dos macacos (monkeypox) de um paciente que está internado no hospital Uopeccan de Umuarama. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (22).

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde do município informou que não há mais nenhum paciente com suspeita dessa doença em Umuarama, nem na região da 12ª Regional de Saúde.

Na última terça-feira (19) a Secretaria Municipal de Saúde havia divulgado que este caso era investigado pela Sesa. Trata-se de um homem que mora em São Paulo e veio passear em Douradina. Ele estava internado em isolamento na Uopeccan.

Na ocasião, a Secretaria informou que as amostras já tinham sido colhidas e enviadas para o Lacen, que é responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao laboratório de referência para casos desta doença, em São Paulo. A expectativa era de que o resultasse saíssem em média com 14 dias.

Também na terça-feira a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) havia descartado a possibilidade de que outro paciente internado em Umuarama estivesse com varíola do macaco. O homem, morador de Xambrê, estava sendo tratado no Hospital Uopeccan e recebeu resultado negativo para monkeypox após as amostras coletadas terem sido encaminhadas ao Lacen (Laboratório Central do Paraná) e, de lá, para o Instituto Butantan, em São Paulo.

A doença

A transmissão da monkeypox acontece através de fluidos corporais – saliva e relações sexuais, por exemplo. Pode-se também ser contaminado pelo contato direto com as lesões e com materiais contaminados, como roupas de cama e objetos de uso pessoal.

A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Há relatos de casos em que as erupções começam nas partes íntimas. A pessoa infectada também pode desenvolver febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatias (doenças nos gânglios linfáticos), calafrios e fadiga.

(Redação OBemdito e Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

13 minutos ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

29 minutos ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

50 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

1 hora ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

2 horas ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais