Fotos: Assessoria Diocese

Umuarama

Missionários da Diocese de Umuarama retornam após 20 dias em terras amazônicas

Fotos: Assessoria Diocese
Missionários da Diocese de Umuarama retornam após 20 dias em terras amazônicas
Redação
OBemdito
20 de julho de 2022 18h42

Os 46 missionários da Diocese de Umuarama, que saíram para a Missão Igreja-Irmã no dia 1º de julho rumo à Diocese de Humaitá-AM, retornaram na última terça-feira (19). Essa é uma das principais atividades em comemoração ao Jubileu de Ouro (50 anos) da Diocese, que será celebrado em 2023.

O grupo missionário ficou 20 dias na Amazônia brasileira. Foram momentos de evangelização, oração e visitas nas comunidades ribeirinhas da cidade de Manicoré.

O objetivo da missão foi realizar uma atividade de presença de evangelizadores da Diocese de Umuarama, com suas experiências pastorais, à Diocese irmã de Humaitá. Há uma mútua colaboração de fé e um trabalho social entre as diferentes regiões, informou a assessoria da Diocese.

Com esse trabalho, as duas realidades ganham em conhecimento e experiência de serviço ao Reino de Deus. É muito importante que uma Diocese que celebra o seu Jubileu de Ouro tenha uma parte dessa festividade voltada para uma missão além de suas fronteiras.

A Irmã Dirce Gomes, coordenadora da missão, avaliou todo o trabalho realizado após o retorno. Ela disse que “foram momentos de muita graça, de intensa missão e de doação dos missionários, tanto de Umuarama, quanto locais. Eu diria que foi um sopro do Espírito Santo, que nos acompanhou em cada trabalho. Foi um momento de gratidão a Deus e de louvor pela presença e entrega dos missionários. Voltamos com o corpo marcado fisicamente por mutucas e os bichos de lá, mas, com a alma cheia de alegria”.

Rafael Bernardo Guerreiro, missionário da Paróquia São Sebastião de Altônia, explica que o local era simples, havia o predomínio do cultivo da mandioca e o cuidado com a terra.

“Já em outras comunidades, as casas ficam distantes umas das outras (até 5 quilômetros), há muita vegetação nativa entre elas, como: o açaí, a castanha, entre outras sementes, cujas culturas são preponderantes. São locais ricos em natureza, amor e carinho, mas, muito pobres, social e financeiramente. O acesso à informação também é precário. Porém, mesmo com essas dificuldades, há o sorriso no rosto das pessoas. Eu estou muito feliz em ter participado dessa missão! Ver como o amor de Deus se manifesta nos povos da Amazônia foi incrível”.

O Irmão Thiago, de Piauí, veio com o grupo de missionário para a Diocese de Umuarama e ficará alguns dias na Capital da Amizade. Para ele, a missão foi um período de vivência muito intensa como sempre é na Amazônia.

“A Igreja lá é diferenciada, uma Igreja onde fazemos a experiência de uma vida de fé, de amor, onde vemos a nossa pequenez e a grandeza do povo de Deus, que se manifesta na vida daquelas pessoas. Foi uma vivência muito forte, na qual só temos que agradecer e aprender, para levar no nosso dia a dia como realmente é ser cristão, ser igreja e como Deus quer que nós vivamos a nossa vida: indo ao encontro de tantos irmãos que necessitam. Gratidão à Diocese de Umuarama e a todos que fizeram parte desse projeto”, finaliza o missionário.

(Com Assessoria Diocese)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.