Fotos: Assessoria PMU
A antiga Sala Aré, utilizada por muitos anos para educação ambiental na entrada do Bosque dos Xetá, deu lugar a um novo espaço aberto e coberto com telhas de barro, que logo contará com iluminação e pontos de energia elétrica, além de banheiros e uma guarita em alvenaria para alojamento do vigia.
As obras atingiram cerca de 80% de execução e a previsão é de que estejam concluídas aproximadamente em 30 dias.
Conforme a Secretaria Municipal de Obras, o projeto vai modernizar e valorizar o chamado Bosque do Índio, um dos principais cartões-postais de Umuarama, muito utilizado para caminhadas e contato mais próximo com a natureza. Após a demolição, o terreno foi regularizado e um dos últimos serviços será o plantio de grama e ajardinamento.
A obra compreende a construção de banheiros em alvenaria com piso e revestimento em porcelanato, janelas de alumínio e laje em concreto, estrutura em madeira de eucalipto tratado e envernizado e cobertura em telha cerâmica portuguesa, além de novas instalações elétricas e sanitárias, plantio de flores e calçadas para passeio em paver.
A mudança foi aprovada pelo prefeito Hermes Pimentel. “A antiga Sala Aré era coberta sapé, que deteriorava muito rápido e causava transtornos. Nesta nova proposta, decidimos colocar telhas e fazer uma cobertura resistente sobre todo o pátio, oferecendo mais conforto aos usuários”, relatou.
O espaço poderá ser utilizado pela comunidade em encontros, como apoio em visitas ao bosque e também para a educação ambiental, podendo receber grupos de alunos para aulas ao ar livre.
A nova edificação tem 181,45 m² e o investimento do município, que inicialmente seria de R$ 222,4 mil, aumentou para R$ 277,2 mil com a inclusão da guarita e algumas adequações que geraram aditivo.
A obra praticamente finaliza a revitalização do Bosque dos Xetá, executado pela administração municipal nos últimos anos, que contou com a implantação de um canal aberto de drenagem pluvial no interior da mata, construção de nova pista de caminhada, cercamento em gradil galvanizado e iluminação em LED, bem como ampliação da rede de galerias pluviais e recapeamento da avenida Presidente Castelo Branco
.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais