Foto: Divulgação
Ao menos seis estudantes de Umuarama testaram positivo para coronavírus e novamente veio à tona a questão da segurança de alunos e professores nas aulas presenciais. As informações são do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).
Os casos confirmados ocorreram no hospital veterinário do campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e também nos colégios estaduais Tiradentes, Padre Manoel da Nóbrega, José Balan, Zilda Arns e Monteiro Lobato.
Todavia, apesar das confirmações não houve interrupção das aulas. A direção de uma das escolas confirmou a OBemdito que a sala em que uma estudante positivada estava foi sanitizada, mas em nenhum momento houve afastamento dos professores que tiveram contato com a aluna, por exemplo.
O Núcleo Regional de Educação (NRE) foi procurado, mas disse que a Secretaria Estadual de Educação (SEED) é que se manifesta nestes casos. A SEED, por sua vez, não atendeu aos telefonemas da redação.
O fato preocupa o sindicato. “Nós queremos que as aulas continuem sendo remotas. Estamos trabalhando de forma presencial, mas o ideal, até que haja a vacinação, é que o ensino continue sendo online. Os professores estão disponíveis pelo ClassRoom, realizamos meets e também tem o material impresso”, argumenta o presidente do núcleo sindical da APP em Umuarama, professor Clodoaldo Beraldo Antunes.
A Prefeitura informou que a equipe do setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), tem visitado escolas públicas e privadas de Umuarama para acompanhar o monitoramento dos funcionários quanto à pandemia de coronavírus.
O município conta com 63 escolas públicas e 41 privadas. Até o momento foram intimados oito estabelecimentos para cumprir com o monitoramento dos funcionários sob pena de incorrerem em infração e multa. Outras seis escolas foram orientadas a reforçar os procedimentos exigidos pela legislação.
“A classificação de contatos de risco (suspeitos ou positivos) é muito importante para conter o contágio do vírus dentro do estabelecimento e para a segurança dos trabalhadores e alunos. O protocolo é bem claro, dentro da resolução da Sesa, e a Visat tem acompanhado o seu cumprimento dentro das nossas possibilidades”, explicou a enfermeira e fiscal de referência do setor, Edinalva de Almeida Mota.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais