As aulas da Escola Municipal Luiz Sibirino de Moura no centro de Alto Piquiri foram suspensas nesta sexta-feira (1º de julho) e só voltam na segunda-feira (4). O motivo da interrupção foi uma denúncia feita a Vigilância Sanitária sobre uma infestação de escorpiões amarelos nas proximidades da unidade de ensino.
Segundo a diretora Delária Esparapan, uma operação de busca e captura de escorpiões será realizada no galpão ao lado da quadra esportiva da escola. Nesse local teriam sido feitas imagens sobre uma grande quantidade de escorpiões amarelos. A escola atende 384 alunos do ensino infantil e fundamental.
Embora o escorpião amarelo seja típico das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o aparecimento do aracnídeo cada vez mais comum. É uma espécie de que causa acidentes graves e pode provocar a morte, principalmente, em crianças. Ele possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro.
Orientação
Os órgãos de saúde orientam à população ligar imediatamente para o Samu em caso de acidente com escorpiões. Outra dica é limpar o quintal, evitando o mato alto e o acúmulo de madeiras, telhas, tijolos e outros entulhos que acabam servindo de esconderijo para o aracnídeo.
Se a aparição for dentro de casa, a dica é afastar os móveis da parede e, à noite, é importante fechar os ralos do banheiro e outras pequenas passagens que possam facilitar a entrada do escorpião.
Segundo os especialistas, o animal gosta de ambientes escuros e úmidos, onde tem comida e água, como entulhos de material de construção, montes de folhas secas, entre outros. Por isso, as pessoas devem manter terrenos sempre limpos.
A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…
A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Este site utiliza cookies
Saiba mais