Foto: Assessoria PMU
Mais de 150 produtores rurais prestigiaram o lançamento do Programa Mais Frutas, idealizado pela Secretaria Municipal de Agricultura em homenagem aos 67 anos do aniversário de Umuarama e lançado na tarde desta quinta-feira (30).
A ideia principal, segundo o secretário Cleverson Alvarenga, é oferecer novas e mais alterativas de produção às pequenas propriedades da agricultura familiar. O prefeito Hermes Pimentel recepcionou os agricultores e falou de seu desejo de investir em alternativas que gerem mais renda às famílias, destacando ainda a importância da diversificação da economia em Umuarama.
“Como empresário do ramo, posso afirmar que adquirimos frutas que vêm de várias partes do Brasil e isso pode ser mudado. Nós vamos dar todo apoio possível para que vocês invistam na fruticultura e consigam transformar essa realidade”, afirmou.
Cleverson Alvarenga destacou que o Programa + Frutas foi criado após uma extensa pesquisa de campo, que levou em conta fatores climáticos, características do solo e a vocação dos agricultores, com a perspectiva de aumentar a renda e atender a grande demanda do mercado local e regional.
O engenheiro agrônomo Murilo Teixeira, diretor de Agricultura e Pecuária, indicou que um dos objetivos do programa é atingir um grande número de produtores para transformar Umuarama em polo regional na produção de frutas, aproveitando as condições gerais do município.
“Vamos utilizar o sistema agroecológico, que oferece acompanhamento técnico e atenção ao produtor, que se converterá em frutos de melhor qualidade”, observou.
Ana Caroline Lopes, engenheira agrônoma, destacou que além de atender ao mercado tradicional, o Programa + Frutas permitirá aos produtores conexão com outros programas e secretarias, caso do turismo rural.
“Nossa ideia é que o consumidor visite o campo e colha as frutas que quer levar, como, por exemplo, uvas e morangos. Para isso, é importante o produtor aderir, investir no cultivo e preparar a propriedade para a visitação, que vai agregar valor à sua produção”, complementou.
A Prefeitura disponibilizará serviço de hora/máquina para o preparo do solo, insumos (como calcário) e mudas frutíferas de qualidade. O IDR/PR entra com a assistência técnica aos produtores inscritos e eventual financiamento, através de programas estaduais.
Os projetos de irrigação ficarão a cargo da UEM e a Cooperu disponibilizará estrutura de comercialização dos produtos. O Senar oferecerá cursos de capacitação aos produtores. O secretário agradeceu ainda o apoio do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) e da UEM (Universidade Estadual de Maringa).
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais