Foto: Reprodução/OMS
A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) informou que está monitorando três casos suspeitos de Monkeypox – também conhecido como varíola dos macacos, no Paraná. São três homens com idades entre 27 e 39 anos que residem nas cidades de Curitiba, Cascavel e Londrina.
Os pacientes investigados possuem históricos de viagem para São Paulo, França, Inglaterra e Turquia, e atualmente as amostras coletadas de cada indivíduo está em processo de envio para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), que é responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao Laboratório de referência para casos da doença, em São Paulo.
Semanas atrás, a Sesa publicou a Nota Orientativa nº 01/2022 sobre o fluxo assistencial para os casos suspeitos. O documento foi enviado aos municípios para orientação. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde criou uma página destinada a informações e publicações sobre a doença disponíveis clicando aqui.
É sabido que a doença é causada por um vírus, cuja transmissão entre humanos acontece principalmente pelo contato da pele lesionada de pessoas infectadas ou por objetos recentemente contaminados. A infecção causa erupções que se desenvolvem inicialmente pelo rosto e posteriormente se espalham para outras regiões do corpo.
Outros sintomas incluem febre, dores de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.
(Redação e AEN)
Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…
Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Este site utiliza cookies
Saiba mais