Foto: Reprodução/OMS
A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) informou que está monitorando três casos suspeitos de Monkeypox – também conhecido como varíola dos macacos, no Paraná. São três homens com idades entre 27 e 39 anos que residem nas cidades de Curitiba, Cascavel e Londrina.
Os pacientes investigados possuem históricos de viagem para São Paulo, França, Inglaterra e Turquia, e atualmente as amostras coletadas de cada indivíduo está em processo de envio para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), que é responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao Laboratório de referência para casos da doença, em São Paulo.
Semanas atrás, a Sesa publicou a Nota Orientativa nº 01/2022 sobre o fluxo assistencial para os casos suspeitos. O documento foi enviado aos municípios para orientação. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde criou uma página destinada a informações e publicações sobre a doença disponíveis clicando aqui.
É sabido que a doença é causada por um vírus, cuja transmissão entre humanos acontece principalmente pelo contato da pele lesionada de pessoas infectadas ou por objetos recentemente contaminados. A infecção causa erupções que se desenvolvem inicialmente pelo rosto e posteriormente se espalham para outras regiões do corpo.
Outros sintomas incluem febre, dores de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.
(Redação e AEN)
A previsão do tempo aponta um dia de sol e temperaturas elevadas nesta segunda-feira (19)…
Um homem de 25 anos foi preso na tarde deste domingo (18) após agredir a…
Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…
Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Este site utiliza cookies
Saiba mais