Umuarama

Aplicação com fumacê contra mosquito da dengue termina na próxima semana

A Secretaria Municipal da Saúde informa que os ciclos de aplicação de inseticida com o equipamento de Ultra Baixo Volume (UBV), o chamado ‘fumacê’, estão chegando ao fim em Umuarama. A previsão é que o procedimento seja concluído até o próximo domingo (3), com os dois últimos ciclos de passagem dos veículos pulverizando o produto destinado ao controle do mosquito transmissor da dengue em sua fase adulta, nos bairros onde a infestação é maior.

“Os aplicadores iriam embora nessa semana, mas foi decidido estender um pouco mais a aplicação do fumacê para que o processo tenha mais resultado. Além da infestação do mosquito, a cidade enfrenta surtos de dengue com alto número de pessoas infectadas em praticamente todos os bairros”, explicou a coordenadora do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, Renata Luzia Ferreira.

Para a população dos bairros atendidos pelo fumacê, a orientação é abrir portas e janelas durante a passagem dos veículos pulverizadores, para que o produto tenha o alcance ampliado. O procedimento, realizado com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), segue o manual determinado pelo Ministério da Saúde.

Umuarama já tem duas mortes confirmadas por complicações da dengue, registrou 139 novos casos na última semana e já acumula 1.209 exames positivos desde agosto/2021 – início do atual ano epidemiológico. Há ainda 128 suspeitas em investigação e 988 testes tiveram resultado negativo. As notificações de casos suspeitos chegam a 2.436.

Já são 100 bairros, praças e logradouros com casos da doença. Das 18 unidades básicas de saúde da cidade, 16 enfrentam surto de dengue, bem como o distrito de Santa Eliza e o povoado de Vila Nova Jerusalém.

As UBS Bem-Estar, Parque Industrial e Lovat estão em situação de alerta diante do aumento no número de casos. A cidade teve, ainda, cinco casos de dengue com sinais de alarme e dois casos de dengue grave.

Entre as UBS, a situação mais crítica é do Centro de Saúde Escola, com 321 casos. Na unidade Panorama já são 180 casos e na Guarani/ Anchieta são 106, seguida pelo Posto Central (97) e Jardim Cruzeiro (89).

“A liberação do ‘fumacê’ foi um pedido da população para combater o mosquito da dengue. Encerrado esse ciclo, vamos continuar com o trabalho rotineiro de prevenção e combate, que inclui visitas domiciliares, orientações, fiscalização de pontos estratégicos, campanhas educacionais e bota-fora nos bairros com maior incidência de casos”, completou Renata Ferreira.

Redação

Recent Posts

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

19 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

47 minutos ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

1 hora ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais