Foto: Danilo Martins/OBemdito
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Umuarama da última segunda-feira (27), estava em pauta o Projeto de Resolução 04/2022 assinado pela Comissão de Exame de Denúncia 01/2022 para analisar o pedido de cassação do vereador Ronaldo Cruz Cardoso.
A Comissão foi composta mediante sorteio realizado na sessão ordinária do último dia 13, que definiu como membros os vereadores Ana Novais, Cris das Frutas e Mateus Barreto, que também ocupou a relatoria dos trabalhos.
A atribuição da Comissão era a análise de denúncia protocolada junto à Câmara Municipal de Umuarama, onde o denunciante, empresário Estefano Demczuk pedia a cassação de Ronaldo Cruz Cardoso por quebra de decoro parlamentar, tendo em vista acusações de supostos pedidos de propina do parlamentar para a liberação de projeto relativo a loteamento no município.
Na semana passada a Comissão ouviu as partes denunciantes e denunciadas e, por meio dos depoimentos coletados, emitiu parecer embasado nos níveis IV, V e IV, do artigo 2º do Código de Ética do Poder Legislativo Municipal.
Tais dispositivos englobam destituição do vereador dos cargos parlamentares e administrativos que ocupe na Mesa ou nas Comissões da Câmara, suspensão temporária do mandato e perda do mandato.
VOTAÇÃO
Ao ser submetido à apreciação plenária, o parecer foi rejeitado por 5 votos contrários (Clebão dos Pneus, Cris das Frutas, Fernando Galmassi, Newton Soares e Pé Duro) e 4 favoráveis (Ana Novais, Ednei do Esporte, Mateus Barreto e Sorrisal) ao prosseguimento da denúncia.
Para que fosse acatado, era necessária a aprovação por unanimidade absoluta, ou seja, no mínimo 6 votos, o que implicaria no estabelecimento de uma Comissão Especial de Ética.
O vereador Ronaldo não pôde votar tendo em vista ser o denunciado. Os outros nove vereadores estavam presentes e manifestaram seus votos. Com a rejeição do parecer, a denúncia é arquivada.
OBemdito manteve contato com Ronaldo, que informou que retornaria posteriormente.
Confira o parecer da comissão aqui.
(Redação OBemdito e Assessoria Câmara)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais