Umuarama

Estrutura da Igreja Católica pode ser usada como ambulatório da Covid

A Prefeitura de Umuarama confirmou nesta sexta-feira (28) que está na fase final de tratativas com a Mitra Diocesana para utilizar o Centro Diocesano de Formação (CDF) e outros locais na readequação do atendimento aos pacientes com Covid-19 no município.

A cidade vive o momento mais dramático da pandemia, com hospitais lotados e lista de espera por internamento em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Também é difícil encontrar leitos na macrorregião, o que agrava ainda mais o quadro e pode estar contribuindo para o crescimento no número de mortos. 

Conforme a Prefeitura, o espaço disponível no CDF ajudaria a dar melhores condições de atendimento às pessoas que procuram o Ambulatório Municipal de Síndromes Gripais, porta de entrada dos moradores com suspeita de infecção pelo coronavírus. 

O CDF dispõe de 50 quartos, com ventilação natural e ar condicionado. Toda a estrutura foi reformada recentemente. As instalações, ao lado do Seminário Bom Pastor, na saída para Xambrê, funcionam como escola e hospedagem para leigos, padres e freiras da diocese, sobretudo em programações de final de semana.

O trabalho no atual Ambulatório é realizado dia e noite, em todos os dias da semana, desde o início da pandemia, em março do ano passado. Inicialmente o serviço era oferecido em tendas móveis ao lado do Pronto Atendimento, na avenida Ângelo Moreira da Fonseca. 

Meses depois houve a transferência para um prédio na esquina da Delegacia e a poucos metros do PA. A aula estrutura do ambulatório, no entanto, não é adequada para tanta procura, como a registrada nas últimas semanas. O próprio PA também está superlotado. 

“O objetivo (de mudar o Ambulatório para um espaço maior) é melhorar a atenção prestada à população, já debilitada pela doença, e fornecer um tratamento mais qualificado. Até a próxima segunda-feira (31) serão acertados os detalhes finais e anunciadas as mudanças”, disse, em nota, a assessoria do prefeito Celso Pozzobom. 

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais