Fotos: Assessoria PMU

Umuarama

Aumentam casos de golpes virtuais aplicados contra vítimas idosas em Umuarama

Fotos: Assessoria PMU
Aumentam casos de golpes virtuais aplicados contra vítimas idosas em Umuarama
Redação
OBemdito
23 de junho de 2022 19h54

Ao menos dez boletins de ocorrência foram registrados em Umuarama a respeito de algum tipo de violência praticada contra os idosos – e é um número inaceitável. A afirmação foi feita pela secretária municipal de Assistência Social de Umuarama, Adnetra Vieira Santana, na abertura do evento “Golpes Virtuais: Proteja o Idoso”, realizado na manhã desta quinta-feira (23) no Centro Cultural.

O encontro foi programado para chamar a atenção da população sobre Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado dia 15 de junho, e também faz parte das atividades e ações planejadas para o aniversário de 67 anos de Umuarama.

“A violência contra os idosos é uma realidade e os casos têm aumentado. E são vários tipos de violência: física, por negligência ou abandono e econômica, geralmente praticada por familiares e pessoas conhecidas”, aponta Adnetra.

E um novo tipo de violência contra o idoso está cada vez mais comum: aquela praticada nos meios virtuais, ou seja, pela internet. O tema foi abordado por Ivo Galdino da Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que apresentou a palestra ‘Segurança Virtual do Idoso’.

“Antes os relacionamentos, todos eles, eram baseados na confiança, no chamado ‘fio do bigode’. Agora, com um celular na mão e conectado à internet, os riscos ficam muito grandes exatamente pelo excesso de confiança, por não verem maldade em certas propostas ou notícias apresentadas”, disse.

VÍTIMAS ‘FÁCEIS’

A facilidade com que os golpistas conseguem atingir os idosos é muito grande, segundo o palestrante, porém ele frisou por diversas vezes que a melhor maneira de ajudar é ter paciência e, dentro do possível, explicar os riscos e falar sobre as formas possíveis de se proteger dos golpes.

“Há vários anos havia o golpe do bilhete premiado, hoje há o golpe do pix, dentre outros. Os pedidos de transferência, as loterias e fórmulas ‘milagrosas’, certos tipos de empréstimos consignados e até a questão do envio de ‘nudes’, que depois tornam-se ameaças perigosas”, pontuou. Galdino da Silva falou que uma forma de proteger o idoso é ficar atento em filas de bancos e lotéricas.

“Se você estiver na fila do caixa eletrônico e vir alguma pessoa suspeita, que não é funcionária do banco, oferecendo ajuda, pedindo o cartão ou pedindo senhas, por exemplo, aproxime-se, fique de olho, analise a possibilidade de se tratar de uma tentativa de golpe. Outro ponto, ajude seu pai ou seu avô a desconfiar de ligações e mensagens vindas pelo whats, bloqueie números suspeitos, atualize antivírus e principalmente tenha paciência, não julgue e esteja sempre à disposição”, afirmou.

Em um segundo momento, o evento contou com a palestra da médica Carla Dal Ponte, que falou sobre a importância de se entender o processo de envelhecimento, algo muito natural, segundo a especialista em geriatria, que atua no Hospital Uopeccan.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.