Saúde

Mulheres acima de 40 anos podem realizar mamografia gratuitamente pelo SUS em Umuarama

Considerado como a principal causa de morte na população feminina do Brasil, o câncer de mama atinge uma taxa de mortalidade em aproximadamente 15,08 óbitos/100.000 mulheres na região Sul do país, que inclui Umuarama e região, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O exame de mama – conhecido popularmente como mamografia – é oferecido gratuitamente através do SUS (Sistema Único de Saúde), por hospitais de Umuarama, incluindo o Hospital Uopeccan da Capital da Amizade.

Para realizar o exame os critérios são bem simples: “todas as mulheres a partir dos 40 anos, mulheres com sintomas, como caroço, inchaço, secreção papilar, nódulo axilar, e com história familiar, devem realizar o exame, anualmente”, de acordo com Daniel Castro, médico cancerologista cirúrgico.

Ainda de acordo com o profissional, caso a mulher apresente histórico da doença na família, o exame deve ser realizado 10 anos antes do parente de primeiro grau, porém não antes dos 30 anos, pois nestes casos pode ser realizada uma ultrassom ou ressonância que auxiliará no diagnóstico.

A solicitação para o exame pode ser feita gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro em que a paciente resida, ou diretamente pelo link da Uopeccan clicando aqui. O hospital também realiza agendamentos pelos telefones (44) 2031-0700 ou (44) 2031-0831.

(Redação e Assessoria Uopeccan)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

11 minutos ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

59 minutos ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

2 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

2 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais