Foto: Ilustrativa

Saúde

Mulheres acima de 40 anos podem realizar mamografia gratuitamente pelo SUS em Umuarama

Confira na reportagem quem pode se inscrever para fazer o exame

Foto: Ilustrativa
Mulheres acima de 40 anos podem realizar mamografia gratuitamente pelo SUS em Umuarama
Redação
OBemdito
23 de junho de 2022 10h15

Considerado como a principal causa de morte na população feminina do Brasil, o câncer de mama atinge uma taxa de mortalidade em aproximadamente 15,08 óbitos/100.000 mulheres na região Sul do país, que inclui Umuarama e região, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O exame de mama – conhecido popularmente como mamografia – é oferecido gratuitamente através do SUS (Sistema Único de Saúde), por hospitais de Umuarama, incluindo o Hospital Uopeccan da Capital da Amizade.

Para realizar o exame os critérios são bem simples: “todas as mulheres a partir dos 40 anos, mulheres com sintomas, como caroço, inchaço, secreção papilar, nódulo axilar, e com história familiar, devem realizar o exame, anualmente”, de acordo com Daniel Castro, médico cancerologista cirúrgico.

Ainda de acordo com o profissional, caso a mulher apresente histórico da doença na família, o exame deve ser realizado 10 anos antes do parente de primeiro grau, porém não antes dos 30 anos, pois nestes casos pode ser realizada uma ultrassom ou ressonância que auxiliará no diagnóstico.

A solicitação para o exame pode ser feita gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro em que a paciente resida, ou diretamente pelo link da Uopeccan clicando aqui. O hospital também realiza agendamentos pelos telefones (44) 2031-0700 ou (44) 2031-0831.

(Redação e Assessoria Uopeccan)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.