Foto: Danilo Martins/OBemdito

Umuarama

Rádio Cultura comemora aniversário de 59 anos com emoção e revisita às raízes

Atualmente, a emissora é um fenômeno de comunicação no interior do Paraná

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Rádio Cultura comemora aniversário de 59 anos com emoção e revisita às raízes
Luiz Fernando
OBemdito
15 de junho de 2022 14h18

Fundada em 16 de Junho de 1963 e sendo a primeira rádio na Capital da Amizade, a Rádio Cultura celebra, nesta quinta-feira (16) seu 59º aniversário com uma revisita emocionante ao passado e dando boas-vindas aos novos ventos de mudança que estão por vir.

Parece até estranho lembrar que quando começou, a rádio – na época com sede na rua Acre, onde atualmente é a Reducópia – trabalhava com receptores que eram alimentados por motores à diesel. Foi somente anos depois que foi instalado o sistema elétrico da Copel que viria a dar funcionamento às transmissões da emissora.

No início, a rádio operava com somente 100 Watts de potência, e ao longo do tempo aumentou para 1000 Watts, e somente em 25 de setembro de 1979 – 16 anos após sua fundação – que a potência foi estendida para 5000 Watts.

Os microfones da rádio já abordaram os principais fatos políticos, policiais, esportivos de Umuarama. O locutor e radialista Márcio André informou em primeira mão para OBemdito que o primeiro microfone utilizado pela rádio ainda é mantido como uma relíquia carregada por emoção.

Atualmente, a rádio opera em frequência AM, cuja potência da transmissão alcança cerca de 300 mil pessoas num raio de aproximadamente 100 km. Porém as transmissões podem ser reproduzidas em qualquer lugar do globo através da Internet pelo site http://www.culturaumuarama.com.br.

Hoje Sob o comando do radialista Eduardo Mello – cerca de 37 anos de comunicação – A Cultura foi ocupando o seu espaço, mostrando ao público de Umuarama e região um jeito novo de fazer rádio. Atualmente, a emissora é um fenômeno de comunicação no interior do Paraná, sendo o seu estilo de programação copiado por dezenas de emissoras Ams e Fms de diversos estados.

Os escritórios e estúdios da rádio Cultura AM localizam-se hoje na Rua Doutor Camargo, região central da cidade, em Modernas instalações proporcionando um ambiente ágil e agradável para os clientes, amigos e colocadores.

Para comemorar seus 59 anos de fundação e trabalhos sem interrupção, a Rádio Cultura continua acompanhado as evoluções tecnológicas e investimentos no homem e equipamentos. Atualmente a rádio está passando por um processo de conversão para frequência Fm, que, segundo a equipe, será concluído até dezembro deste ano.

OBemdito deseja que a Rádio Cultura continue por vários anos prestigiando nossa amada Capital da Amizade.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.