Umuarama

Procon e Conselho cobram bancos para melhorias na atenção a idosos, gestantes e obesos

Reclamações sobre o atendimento dispensado aos idosos em agências bancárias de Umuarama motivaram o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e a Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Municipal) a reunir representantes das instituições financeiras para orientações e a entrega de uma recomendação administrativa que cobra observância à legislação vigente, garantindo tempo razoável de espera e atendimento prioritário.

O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (14), no auditório do Procon, e contou com representantes de 12 agências e cooperativas de crédito.

 “A dificuldade começa pela falta de orientação dos atendentes, o que demonstra desconhecimento com as leis. Falta informação e preparo para lidar com idosos, dadas as limitações da idade avançada. Os bancos precisam qualificar melhor as suas equipes para oferecer um atendimento mais humanizado a essa clientela, que não é pequena”, destacou a presidente do CMDI, Zélia Aparecida Serralbo.

A reunião teve vários relatos de atendimentos em desconformidade com a legislação, seja pelo longo tempo de espera a que os idosos são submetidos, falta de orientação sobre o atendimento prioritário e até o descaso com deficientes visuais.

O assessor Thailison de Souza Neves abordou o que diz a legislação, nos âmbitos federal, estadual e municipal, que garante atenção prioritária ao idoso, e também as implicações legais e punições previstas em caso de processo administrativo.

O secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Deybson Bitencourt Barbosa, citou que em princípio o Procon busca a orientação e mediação, para que a questão seja resolvida com bom senso.

“Estamos reunidos aqui para buscar uma solução de forma amigável, para que não seja necessário instaurar procedimento administrativo que pode resultar em medidas coercitivas e até na suspensão do alvará de funcionamento”, explicou. “Por isso elaboramos uma recomendação administrativa e esperamos que as medidas sejam implementadas, resultando em melhor atendimento ao idoso”, completou.

 A proposição recomenda mais atenção ao atendimento prioritário a idosos, gestantes, lactentes, obesos, pessoas com crianças de colo ou com limitações físicas ou intelectuais, tempo máximo de espera de 20 minutos em dias normais e 30 minutos em dias de pico, que deverá ter equipes reforçadas, e alerta que as infrações às normas de proteção e defesa do consumidor sujeitam as instituições a processo administrativo sancionador.

A ata da reunião também foi encaminhada para o Ministério Público do Paraná, para ciência.

Redação

Recent Posts

Mulher escapa de tentativa de roubo ao chegar em condomínio de Umuarama

Mulher escapou de uma tentativa de roubo ao chegar em um condomínio no Jardim das…

5 minutos ago

Motorista morre em grave acidente entre carro e caminhão na PR-239

Um homem de 31 anos morreu após um grave acidente envolvendo um carro, um caminhão…

43 minutos ago

PM atende denúncia de maus-tratos a cachorro debilitado em Francisco Alves

Mulher foi levada à delegacia após denúncia de maus-tratos a cachorro em Francisco Alves. Animal…

54 minutos ago

Idoso morre após atropelamento em estrada rural de Francisco Alves

Um homem de 64 anos morreu após ser atropelado por uma motocicleta em uma estrada…

1 hora ago

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

10 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais