Foto: Assessoria PMU
Devido ao aumento da infestação pelo mosquito transmissor da dengue, que já resultou em 1 mil casos positivos desde o início do atual ano epidemiológico (agosto/2021), a Secretaria Municipal de Saúde solicitou ao governo do Estado a aplicação de fumacê nas ruas e avenidas da cidade.
O uso deste recurso visa eliminar o mosquito em sua fase alada, que é quando se dá a transmissão do vírus por meio da picada.
Diante do cenário da dengue no município a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) liberou o fumacê e destinou cinco veículos para Umuarama. A aplicação começa ainda nesta terça-feira (14), a partir das 16h, com equipes nos setores Vitória Régia e Jardim União; Lisboa, 26 de Junho e Jardim Panorama; Jabuticabeiras, San Remo e Centro de Saúde Escola; Posto Central, Sonho Meu e Guarani; e Jardim Cruzeiro.
O coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde, Franzimar de Morais, orienta à população desses bairros que deixe portas e janelas abertas nos horários em que haverá a dedetização – das 6h às 8h da manhã e das 16h às 20h. Em locais onde não for possível a circulação dos veículos com o equipamento de Ultra Baixo Volume (UBV) o trabalho será feito pela equipe do município, com bombas costais.
Os bairros estabelecidos no roteiro serão percorridos pelo menos três vezes, durante os próximos 15 dias – incluindo domingos e feriados. “As equipes trabalharão sem folga, até finalizarem a aplicação, a não ser que ocorram chuvas ou imprevistos. A população deve ficar atenta porque em alguns trechos os veículos precisarão trafegar pela contramão de direção”, alertou a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Renata Luzia Ferreira. Para isso o trajeto será sinalizado e os órgãos de fiscalização do trânsito já foram informados.
Outro alerta é para os criadores de abelhas – que podem ser atingidas pelo fumacê. A orientação é que fiquem atentos à passagem dos pulverizadores e mantenham as colmeias fechadas e protegidas durante a aplicação. Serão cobertos locais onde há maior infestação do mosquito ou incidência de casos da doença.
Os bairros selecionados concentram cerca de 80 mil habitantes e já registraram quase 700 casos de dengue. As maiores infestações ocorrem no Sonho Meu (4,8% dos imóveis visitados), Jardim Lisboa (4,7%) e Panorama (4,2%).
Além disso, de janeiro a abril deste ano foram realizadas mais de 100 mil vistorias em imóveis da sede e distritos, recuperação de imóveis fechados aos sábados, eliminados 77 mil depósitos de água parada – potenciais criadouros do mosquito – e emitidas 680 multas por descuido com a dengue.
“Realizamos várias ações de ‘bota-fora’ (oportunidade para a população eliminar móveis velhos e recipientes que possam acumular água), ampliamos a equipe e as orientações de agentes de combate a endemias diretamente à população. Foi feita limpeza dos bosques municipais e do entorno do Lago Aratimbó, em parceria com atiradores do TG-05.012, funcionários do Sesc e estudantes, e implantamos 196 armadilhas tipo ‘ovitramp’ para pesquisa e identificação da quantidade de ovos do mosquito”, explicou Renata Ferreira.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais