Foto: Pedro Ribas/ANPr
Chegou a 1.000 o total de pessoas infectadas pelo vírus da dengue em Umuarama, desde o início do atual ano epidemiológico (agosto de 2021). O boletim desta semana trouxe 158 novos casos, em relação à última atualização.
A dengue está presente em 93 localidades (bairros, praças, regiões de igrejas e escolas da sede e distritos) e ainda há 267 suspeitas em investigação. Com o avanço da doença, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) autorizou a aplicação de inseticida com ‘fumacê’ a partir da próxima semana.
Do total de 2.133 notificações, 844 exames foram descartados e 22 casos considerados inconclusivos. A Secretaria Municipal de Saúde já registrou cinco casos de dengue com sinais de alarme (mais sérios) e duas mortes com suspeita de dengue estão sendo investigadas pela Sesa. Até o momento não houve confirmação. As regiões de 16 unidades básicas de saúde (UBS) estão em surto de dengue, além do povoado de Vila Nova Jerusalém.
O Parque Industrial e os distritos de Lovat e Santa Eliza estão em alerta, enquanto a UBS Bem-Estar é a única com baixa incidência. Os distritos de Serra dos Dourados, Roberto Silveira e Vila Nova União ainda não tiveram exames positivos.
Em número de casos a situação é mais crítica no Centro de Saúde Escola (região central), com 284 positivos, e no Jardim Panorama (143), Guarani/Anchieta (88), Posto Central (82) e Jardim Cruzeiro (74).
O Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental vem intensificando as ações de combate à dengue no município, vistorias de rotina nos imóveis inclusive aos sábados – para recuperar locais encontrados fechados durante a semana.
De janeiro a abril deste ano, foram realizadas quase 100 mil visitas a imóveis e eliminados 77 mil potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. As ações originaram 680 notificações de multa. Para reforçar o trabalho e aumentar o número de visitas a imóveis foram contratados 32 agentes de campo temporários, por meio de processo seletivo simplificado (PSS).
FUMACÊ
Com o avanço da dengue, o município solicitou à Secretaria de Estado da Saúde a aplicação de inseticida com o chamado ‘fumacê’, equipamento de Ultra Baixo Volume acoplado a veículo (UBV pesado), que já foi autorizada.
“Teremos reunião na próxima segunda-feira, 13, para estabelecer o roteiro e nossa expectativa é iniciar no mesmo dia a aplicação do fumacê, no final da tarde”, informou o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Franzimar de Morais.
Serão atendidos 12 locais onde há maior infestação do mosquito ou incidência de casos da doença – as regiões das UBS 26 de Junho, CSE, Posto Central, Guarani/Anchieta, Jabuticabeiras, Jardim Cruzeiro, Jardim União, Lisboa, Panorama, San Remo, Sonho Meu e Vitória Régia, que concentram cerca de 80 mil habitantes e quase 700 casos de dengue. As maiores infestações ocorrem no Sonho Meu (4,8% dos imóveis visitados), Jardim Lisboa (4,7%) e Panorama (4,2%).
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais