Foto: Prefeitura de Umuarama
O prefeito Hermes Pimentel instituiu, pelo decreto 162/2022, a Comissão Municipal Intersetorial de Prevenção de Acidente e Segurança no Trânsito. O órgão terá caráter consultivo e auxiliará na implantação, desenvolvimento e acompanhamento do Programa Vida no Trânsito, para o qual a cidade foi selecionada pelo governo do Estado tendo em vista ações que resultaram na redução do índice de acidentes e vítimas.
A comissão definirá ideias e propostas para encaminhar aos órgãos competentes do município e será vinculada à Diretoria de Trânsito (Umutrans) da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram).
Conforme o prefeito, a comissão deverá articular a integração dos órgãos e entidades envolvidas no projeto, cuja finalidade é reduzir o número de acidentes com vítimas graves e fatais no município, além de participar da execução das ações estabelecidas, instituir a informação (coleta, gestão e análise de dados) como ferramenta de ação e fiscalização no trânsito, captar recursos que possibilitem ações e avaliá-las após a execução.
Caberá à comissão apurar dados para propor medidas preventivas e de controle, identificando localidades em que mais ocorrem acidentes, organizar e participar da Semana Nacional de Trânsito, manter atualizados dados estatísticos de acidentes para o governo municipal, munícipes e órgãos que atuam na formação de condutores, apoiar ações educativas junto às instituições de ensino e implantar um sistema de informação para unificar registros de acidentes.
A comissão intersetorial será composta por dois membros (titular e suplente) da Sestram, secretarias municipais de Saúde, Educação e Meio Ambiente, Samu, 25° Batalhão da PM, 7ª Subdivisão Policial, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, 20ª Ciretran, hospitais, Universidade Paranaense (Unipar), UniAlfa Faculdade, Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Universidade de Maringá (UEM).
Ainda a 12ª Regional de Saúde, Sest/Senat, conselhos municipais de Segurança (Conseg) e de Desenvolvimento (CDU), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu), Sociedade Civil Organizada (Sociou), Observatório Social e Polícia Científica/ Instituto Médico Legal (IML). Outras entidades poderão solicitar a adesão.
A Umutrans regulará o funcionamento da comissão e nomeará o coordenador. Os membros não serão remuneradas. Atribuições e normas de funcionamento, bem como as subcomissões, serão definidas pelo Regimento Interno a ser aprovado em reunião plenária.
Com a comissão, Umuarama passa a integrar o Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pelo Ministério da Saúde e governos estaduais, que objetiva subsidiar gestores em políticas de prevenção de lesões e morte no trânsito com qualificação, planejamento, acompanhamento e avaliação de ações. No Paraná, 13 municípios já executam o PVT – Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Toledo.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais