Foto: Assessoria PMU
A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta à população: exatamente 72,2% das crianças com idade entre 6 meses e 4 anos não tomaram vacina contra o sarampo, uma doença viral infecciosa grave, que pode inclusive matar. De um público estimado de 6.377 crianças, apenas 1.772 foram imunizadas até esta sexta-feira (27).
Altamente contagiosa e comum na infância, o sarampo estava erradicado no Brasil até meados de 2017, quando alguns casos começaram a aparecer em São Paulo. “A vacina é fundamental para proteger as crianças. Muitas vezes o sarampo chega de forma ‘tranquila’, sem maiores complicações, mas há muitos casos em que o quadro se agrava, podendo deixar sequelas e até mesmo causar a morte da criança”, pontua Jaqueline de Bortoli Shirabayashi, diretora de Atenção Primária em Saúde.
A enfermeira conta que a Secretaria de Saúde fará vacinação especial contra o sarampo neste sábado (27), das 13h30 às 16h30, no Sest Senat. “O horário foi pensado para dar oportunidade aos pais e responsáveis que trabalham no sábado até meio-dia, uma hora. É um momento ideal para levar as crianças que tenham de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias para vacinar”, conta.
Ela destaca que é fundamental que as crianças dessa faixa etária tomem uma dose de reforço. “A maioria dos pais não sabe que é preciso tomar uma dose adicional da vacina que estamos disponibilizando agora. Muitos acreditam que o filho estará imunizado para o resto da vida só com uma dose, mas o Ministério da Saúde alerta que é fundamental tomar essa dose de reforço”, ressalta.
Dos 21 municípios que compõem a 12ª Regional de Saúde, Umuarama é a cidade que menos vacinou suas crianças contra o sarampo, conforme relatório divulgado na sexta-feira (27). Já Cafezal do Sul é a que conseguiu a maior cobertura vacinal, tendo imunizado 126% (a estimativa era 131 crianças e vacinou 165). Brasilândia do Sul (118%), Esperança Nova (115%), Alto Paraíso (104%) e São Jorge do Patrocínio (101%) bateram a meta e Maria Helena atingiu 91%. Além de Umuarama, outras cidades da região também estão com baixas taxas de vacinação, como Altônia (só 23% das crianças imunizadas), Xambrê (29%), Ivaté (25%) e Iporã (32%).
Além das crianças, a vacinação contra sarampo é aberta também para profissionais de saúde, idosos, professores do ensino básico e superior, caminhoneiros, agentes de segurança (policiais, forças armadas etc.), pessoas com doenças crônicas e com deficiência permanente, entre outros públicos. “Lembramos que o Sest Senat fica na avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca nº 791, bem em frente ao Pronto Atendimento e ao Posto de Saúde Central, próximo à Delegacia”, finaliza.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais