Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Assessoria Prefeitura Publisher do OBemdito

Programa umuaramense ‘Lixo que Vale’ atrai olhares de outros municípios

Reinaldo Grola, prefeito de Lunardelli, e Pedro Taborda Desplanches, prefeito de Rio Branco do Ivaí, visitaram Umuarama nesta sexta-feira (20). […]

Programa umuaramense ‘Lixo que Vale’ atrai olhares de outros municípios
Assessoria Prefeitura - OBemdito
Publicado em 21 de maio de 2022 às 11h37 - Modificado em 21 de maio de 2022 às 11h44
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Reinaldo Grola, prefeito de Lunardelli, e Pedro Taborda Desplanches, prefeito de Rio Branco do Ivaí, visitaram Umuarama nesta sexta-feira (20). Acompanhados de comitivas de técnicos, gestores e agentes públicos, eles vieram para conhecer o Programa Lixo que Vale, um dos mais importantes instrumentos de promoção social e econômica da administração municipal.

Com cerca de 5 mil habitantes cada, esses municípios pretendem implantar programas semelhantes e foram recepcionados pelo prefeito Hermes Pimentel, pelos secretários de Agricultura, Cleverson Alvarenga, e de Meio Ambiente, Rubens Sampaio.

“Boas ideias podem e devem ser replicadas. O Lixo que Vale é um programa premiado no exterior e realmente funciona, se bem feito e bem coordenado, desta forma, quanto mais municípios colocarem em prática, mas pessoas serão beneficiadas”, comentou Pimentel.

Os visitantes conheceram detalhes sobre o programa, que favorece pequenos produtores da agricultura familiar, a cooperativa de catadores de recicláveis, ao morador dos bairros contemplados (que tem a oportunidade de uma alimentação mais saudável pagando com ‘moeda verde’) e o setor de meio ambiente (que terá menos lixo nas ruas).

“É uma engrenagem que, se bem cuidada, impacta diversos setores da sociedade. E gera empregos, renda, melhora a saúde, melhora a cidade”, pontua.

O Lixo que Vale está nos bairros Parque das Jabuticabeiras, Industrial, Nova Esperança, Arco-Íris e Viveiros. “As famílias cadastradas têm uma carteirinha e separam materiais recicláveis – plásticos, latas, papel etc.) e trocam por ‘dinheiro’ – cada quilo arrecadado é trocado por seis moedas verdes. De posse desses créditos, eles vão até o Sacolão do Produtor e compram produtos frescos, com qualidade e variedade, adquiridos dos pequenos produtores da agricultura familiar. Veja que todos saem ganhando”, comenta o secretário de Agricultura, Cleverson Alvarenga.

O prefeito de Lunardelli falou que lá eles já têm uma associação de pequenos produtores rurais e o município também realiza coleta seletiva.

“Estamos realmente empolgados com esse modelo de programa e já vamos colocá-lo em prática imediatamente. Parabéns a todos da administração municipal e muito obrigado ao prefeito Pimentel por nos receber com tanta atenção”, registrou Grola.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.